Recarregue Passe Livre e Meia Tarifa no site da EMTU seguindo ESTE passo a passo

Estudantes podem fazer a atualização de seus cadastros nos cartões Passe Livre Escolar. Nessa semana, a gestão de São Paulo informou que o documento para garantir o transporte gratuito dos alunos do ensino regular, técnico ou superior em 2021 já pode ser emitido. O procedimento deverá ser feito pela internet, conforme explica o texto abaixo.

Recarregue Passe Livre e Meia Tarifa no site da EMTU seguindo ESTE passo a passo (Imagem: Google)
Recarregue Passe Livre e Meia Tarifa no site da EMTU seguindo ESTE passo a passo (Imagem: Google)

Um dos direitos obtidos pelos alunos da rede pública é o cartão do Passe Livre Escolar. Por meio de sua utilização, os jovens conseguem transitar no município sem precisar pagar pelas tarifas de transporte. Para esse ano, a criação ou renovação já está sendo feita através do site.

Como fazer a atualização no Passe Livre

A primeira coisa que o aluno deve fazer é se certificar de que a sua instituição de ensino o cadastrou no site da EMTU/SP. Caso tudo esteja de acordo, ele deve se conectar na mesma página e preencher o formulário que lhe será apresentado.

Nessa etapa, serão solicitadas informações como dados de identificação pessoal, endereço, entre outros. Posteriormente, dará início ao procedimento de envio de documentos, também na internet. Basta escanear os registros e anexar na aba digital.

Por fim, será preciso gerar um boleto com o valor de R$ 23,45, pago uma única vez. A validação só será concedida após a gestão conferir o trajeto solicitado e demais informações do estudante.

Obrigatoriedades e calendário

O aluno deve ler atentamente o regulamento do passe escolar, disponível também na internet. Há requisitos que devem ser cumpridos, como a obrigatoriedade do vínculo escolar. O prazo final de aprovação do cartão é de 20 dias, sendo feita a primeira solicitação.

Já no que diz respeito ao tempo máximo para a solicitação, os estudantes terão até o dia 31 de outubro de 2021 para fazerem seus cadastros.

Somente em 2020, a EMTU aprovou cerca de 8,8 mil passes em cinco regiões do estado, sendo elas: São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba/Litoral Norte e Sorocaba.

Para mais informações sobre esses e demais benefícios públicos fique de olho em nosso portal. Constantemente liberamos atualizações sobre cadastramentos e isenções ofertados pelo governo do estado de São Paulo e todos os estados do país.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.