Cartão do SUS é obrigatório para tomar a vacina? Emita on-line

O Cartão do SUS permite o acesso a serviços hospitalares, entre eles a vacinação. O documento, antes só impresso, agora está sendo disponibilizado on-line, por meio do Aplicativo do Sistema Único de Saúde.

Cartão do SUS é obrigatório para tomar a vacina? Emita on-line
Cartão do SUS é obrigatório para tomar a vacina? Emita on-line (Imagem: Romildo de Jesus/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Segundo o Governo Federal e o Ministério da Saúde, a população pode usar o número do CPF, Carteira de vacina ou outro documento de identificação pessoal para receber a vacina contra COVID-19 ou qualquer outra.

Sendo assim, o Cartão do SUS serve para agilizar o processo, porém, não é de caráter obrigatório. Além disso, não possuir ou não apresentar nos postos de vacinação não impossibilita os brasileiros de receber o imunizante.

Como baixar o Cartão do SUS?

O Cartão do SUS é disponibilizado por meio de aplicativo. Sendo assim, basta acessar a loja de aplicativos do aparelho, com o sistema Android ou iOS e baixar o app “Conecte SUS”. Após isso, deve ser criado o cadastro.

Para fazer o cadastro no aplicativo será preciso informar o nome completo, número do CPF e demais registros pessoais. Para concluir, será realizado uma validação automática, precisando o cidadão comparecer a um posto do SUS.

Essa ferramenta foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde. Veja abaixo o passo a passo de como fazer o cadastro:

  • Baixe o app Conecte SUS (Android e iOS);
  • Na tela inicial, clique em “Começar”;
  • Em seguida, selecione o botão “Entrar”;
  • Insira seu CPF e senha do acesso Gov.br;
  • Caso não possua conta no Gov.br, clique em “Criar conta”;
  • Aceite os termos de uso para acessar o app;
  • Ao entrar no app, você irá se deparar com um botão laranja, localizado no canto inferior direito da tela, então, clique nele;
  • O seu cartão virtual do SUS aparecerá na tela, então, basta clicar no ícone de “Download” representado por uma flecha apontada para cima e pronto!
  • O seu cartão virtual do SUS será baixado no seu celular e poderá substituir o cartão físico.

Além dos registros de vacinação, com o app é possível consultar o calendário básico de imunização, medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde, consultas médicas e informações sobre doações e transplante de órgãos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.