Cartão do SUS: ESTE é o passo a passo para SOLICITAR o seu pela internet

O Sistema Único de Saúde (SUS) criou um cartão de identificação para os cidadãos brasileiros e os moradores do país. A ideia do cartão do SUS é organizar os pacientes para que possam usar o sistema público de saúde.

Cartão do SUS: ESTE é o passo a passo para SOLICITAR o seu pela internet
Cartão do SUS: ESTE é o passo a passo para SOLICITAR o seu pela internet (Foto: Google)

Neste cartão estão todas as datas e locais onde o paciente recebeu atendimento, quais os serviços prestados, por qual profissional e quais procedimentos foram realizados.

A ideia do cartão é organizar e sistematizar o atendimento prestado, já que por meio dele é gerado um número nacional de identificação que facilita o acesso à rede de atendimento. Sendo assim, o cartão facilita a comunicação dos serviços de saúde.

Com o cartão do SUS, o usuário poderá acessar o Portal de Saúde do Cidadão e assim fazer a consulta do seu histórico de registros das ações e serviços de saúde no sistema.

São inclusas informações como: internações hospitalares, com dados sobre atendimento ambulatorial de média e alta complexidade e aquisição de medicamentos no programa Farmácia Popular. Nomes dos profissionais de saúde que o atenderam, o período, o nome do hospital e os procedimentos clínicos e cirúrgicos realizados.

O cartão é gratuito e pode ser solicitado pessoalmente na Secretaria de Saúde do município, ou em uma Unidade de Saúde do SUS ou pela internet.

Para a emissão do cartão é preciso apresentar:

  • Documento de identidade (RG);
  • CPF;
  • Certidão de nascimento ou certidão de casamento.
  • Em alguns municípios é solicitada a apresentação de comprovação de residência, como a conta de água, luz ou telefone

Como solicitar o cartão do SUS pela internet?

A solicitação é simples e o cartão ficará pronto para impressão imediatamente. Veja aqui como solicitar.

  1. Acesse o site oficial do meuDigiSUS;
  2. Clique em “Entrar” ao lado de “Olá – Entre para visualizar seus dados de saúde”;
  3.  Realize o login com o seu cadastro do Portal “gov.br”. Caso não tenha este cadastro, crie uma conta nova;
  4. Confira as informações que o “meuDigiSUS” poderá acessar e, estando de acordo, clique em “Autorizar” para prosseguir;
  5. Na página principal do “meuDigiSUS”, clique em “Minha saúde”;
  6. Ao lado do seu nome e do “Meu Cartão Nacional de Saúde”, clique em “Acessar”;
  7. Com o cartão sendo exibido no navegador, clique no ícone que está no canto superior direito da tela para fazer o seu download. O arquivo deverá vir no formato “png”;
  8. Na mesma página da etapa anterior, você pode visualizar o código QR de seu cartão;
  9. E pronto, só fazer a impressão.

Outra opção é baixar o app Conecte SUS, com o login o sistema baixa o seu cartão do SUS e deixa disponível para apresentação online.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.