Comprovante de vacinação: passo a passo para emitir no Conecte SUS

O Comprovante de vacinação está disponível gratuitamente no aplicativo ou site Conecte SUS. O documento pode ser usando, enquanto não é definido o “passaporte da vacina“. Porém, nos últimos dias a plataforma demostrou instabilidade.

Comprovante de vacinação: passo a passo para emitir no Conecte SUS
Comprovante de vacinação: passo a passo para emitir no Conecte SUS (Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Os brasileiros que completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 já podem emitir o Comprovante de vacinação no Conecte SUS. Além do certificado, a plataforma permite que os cidadãos vejam todos os dados da vacina contra a Covid-19 e informações sobre os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

O sistema foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo mostrar informações gerais de cada cidadão, como a carteira de vacinação digital e o certificado nacional de vacinação contra a Covid-19.

Além disso, ele pode reunir os resultados de exames laboratoriais de Covid-19, os medicamentos da “Farmácia Popular“, registros de doações de sangue e o acompanhamento da posição na fila de transplantes.

O Ministério da Saúde informou que, por enquanto, o Conecte SUS só apresenta os dados da vacinação contra a Covid-19. Porém, os demais imunizantes aplicados pelo SUS serão adicionados gradualmente.

Como emitir o Comprovante de vacinação no Conecte SUS?

O documento é disponibilizado no site e aplicativo do Conecte SUS. Além disso, o cidadão pode baixar no formato PDF. Ambos têm validade de 12 meses. Veja abaixo o passo a passo de como emitir o Comprovante de vacinação:

  • No site ou no aplicativo, clique na aba “vacinas”;
  • Depois, clique no box que contém as informações da dose (fabricante, lote, local e data das aplicações das doses);
  • Em seguida, clique em “certificado de vacinação” (essa opção só aparece para quem completou o esquema vacinal. O documento tem as informações do cidadão e um QR Code disponível em português, inglês e espanhol);
  • Para emitir o certificado em outro idioma, clique na bandeira e nas iniciais do país no topo da página. O sistema alterna automaticamente a versão.

O certificado pode ser usado em pode ser usado em viagens internacionais. O app pode ser baixado gratuitamente em aparelhos com o sistema operacional iOS ou Android.

Para acessar, é preciso ter uma conta no sistema do Governo Federal, que pode ser realizada com CPF e um e-mail pelo endereço Cadastro Acesso Gov.br ou diretamente no aplicativo.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 32

Comprovante de vacinação: passo a passo para emitir no Conecte SUS

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves, formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi professora por 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, além de realizar consultoria de redação on-line.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA