Conecte SUS: Instabilidade prejudica quem deseja emitir certificado da vacina

O aplicativo Conecte SUS é a plataforma pela qual os cidadãos brasileiros conseguem emitir o certificado de vacinação. No entanto, o sistema tem enfrentado problemas desde a semana passada.

Conecte SUS: Instabilidade prejudica quem deseja emitir certificado da vacina
Conecte SUS: Instabilidade prejudica quem deseja emitir certificado da vacina. (Imagem: Reprodução/G1)

A instabilidade foi confirmada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira, 30, que em ocasião anterior afirmou que o problema já havia sido resolvido.

No entanto, os usuários continuam reclamando da inconstância da plataforma online. Em justificativa, a pasta publicou a seguinte nota: 

“O Ministério da Saúde esclarece que a instabilidade apresentada na emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, no Conecte SUS Cidadão, foi solucionada e está disponível nos sistemas iOS e por meio do acesso web.

No entanto, as correções nos sistemas Android ainda não foram disponibilizadas pela loja. A pasta orienta aos usuários do sistema Android que acessem o Conecte SUS Cidadão pela Web”, declarou. 

Mas apesar das orientações quanto à instabilidade voltada apenas aos sistema Android, usuários do iOS e cidadãos que tentaram acessar o site: conectsus.saude.gov.br ontem à noite também relataram falhas no acesso. 

Em casos específicos, cidadãos que já concluíram o esquema vacinal com ambas as doses alegam que o Conecte SUS não tem indicado o recebimento das duas doses. Já em outras circunstâncias o aplicativo simplesmente não carrega o certificado ou mostra uma mensagem de erro.

Na oportunidade, o Ministério da Saúde instrui os usuários que não conseguem acessar o certificado de vacinação no Conecte SUS dentro do prazo de dez dias após receber as duas doses da vacina contra a Covid-19, que se dirija até o posto onde foi vacinado ou às secretaria estadual ou municipal da região em que reside para solicitar o documento. 

Em determinado momento a pasta relacionou a instabilidade do Conecte SUS à negligência no envio dos dados referentes à campanha de vacinação por parte das secretarias estaduais. Isso porque, até poucos dias atrás os usuários conseguiam acessar todos os serviços oferecidos pelo sistema normalmente.

Mas agora, especialmente os dados vinculados à imunização não estão mais disponíveis para ninguém. 

O certificado de vacinação emitido pelo aplicativo Conecte SUS é extremamente importante, sobretudo em caso de viagens internacionais, pois os demais países permitem a entrada de turistas somente com o comprovante. 

Já no Brasil, capitais como São Paulo e Rio de Janeiro adotaram novas medidas restritivas perante a circulação em estabelecimentos comerciais, permitindo somente a entrada daqueles que apresentarem o comprovante de vacinação com uma ou duas doses da vacina contra a Covid-19. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.