Pontos turísticos do RJ deverão ser visitados apenas com comprovante de vacinação

Nesta sexta-feira, 27, o prefeito do Rio de Janeiro (RJ), Eduardo Paes, informou que a partir do dia 1º de setembro a entrada em pontos turísticos da cidade será permitida somente mediante a apresentação do cartão de vacinação contra a Covid-19. A iniciativa faz parte de um conjunto de quatro decretos referentes à pandemia publicados no Diário Oficial do Município. 

Pontos turísticos do RJ deverão ser visitados apenas com comprovante de vacinação
Pontos turísticos do RJ deverão ser visitados apenas com comprovante de vacinação. (Imagem: Prefeitura de Nova Iguaçu)

Dois destes decretos regulamentam algumas diretrizes do denominado “passaporte” que passará a vigorar a partir do dia 1º de setembro. A exigência quanto à vacinação é voltada para qualquer uma das doses, primeira, segunda ou dose única.

O comprovante de vacinação a ser apresentado pode ser a carteira de vacinação digital do ConectSUS, a caderneta física ou o papel timbrado da Secretaria Municipal de Saúde. O documento é obrigatório mesmo que o cidadão carioca tenha tomado apenas a primeira dose da vacina. 

No que compete às fiscalizações, esta será uma responsabilidade de cada um dos estabelecimentos envolvidos. Posteriormente, a Prefeitura do Rio de Janeiro irá somente fazer a fiscalização “por amostragem”.

De acordo com o prefeito Eduardo Paes, a ação tem o objetivo de estimular a vacinação da população carioca e, por consequência, permitir o retorno integral de todas as atividades na cidade. 

“A gente quer chegar no momento em que aconteça um jogo de futebol [com público no estádio], mas com as pessoas vacinadas, testadas”, ressaltou. 

Na oportunidade, o prefeito do RJ ampliou esta regra para os turistas que forem ao Rio de Janeiro a lazer ou com outras finalidades. Ele destacou que os turistas são muito bem-vindos, mas como fazem parte de um coletivo no âmbito nacional, é preciso que tenham consciência sobre a segurança própria e dos outros. 

Os decretos publicados pela Prefeitura quanto a medidas vinculadas à pandemia da Covid-19 são os seguintes:

  • A comprovação da vacinação para entrar em locais coletivos;
  • A comprovação da vacinação para a realização de cirurgias eletivas não emergenciais;
  • A comprovação da vacinação para manter o benefício Cartão Família Carioca;
  • A prorrogação das medidas restritivas em toda a cidade até o dia 13 de setembro.

Observe a lista de locais que solicitarão o comprovante de vacinação a partir do dia 1º de setembro:

  • Academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e de condicionamento físico e clubes sociais;
  • Vilas olímpicas, estádios e ginásios esportivos;
  • Cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil e pistas de patinação;
  • Atividades de entretenimento, exceto quando expressamente vedadas;
  • Locais de visitação turística, museus, galerias e exposições de arte, aquário, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações e drive-in;
  • Conferências, convenções e feiras comerciais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.