Carteira de vacinação digital já está disponível para todos? Confira como acessar

Todo brasileiro possui a carteira de vacinação impressa que deve ser apresentada nos postos de saúde e serve para ter um controle das vacinas tomadas. Porém, agora o Ministério da Saúde está disponibilizando a carteira de vacinação digital.

Carteira de vacinação digital já está disponível para todos? Confira como acessar
Carteira de vacinação digital já está disponível para todos? Confira como acessar (Imagem: Olhar Digital)

O Ministério da Saúde disponibiliza a carteira de vacinação digital por meio do aplicativo ConecteSUS. O intuito é facilitar o controle das vacinas aplicadas ajudando a população de o país e os postos de saúde.

O aplicativo ConecteSUS foi atualizado para fornecer essas informações e já apresenta dados referentes a vacina contra Covid-19. O acesso a carteira de vacinação digital pelo computador ou pelos celulares com Android ou iOS.

O sistema digital de vacinação foi implementado em 2010 e, por tanto, não traz informações anteriores a esta data. Dessa maneira, quem perdeu a carteira de vacinação impressa precisa ir ao posto de saúde onde tomou as doses para solicitar a segunda via do documento.

Como acessar a carteira de vacinação digital?

  • Acesse o app ou site Conecte SUS;
  • Clique em “entrar”;
  • Faça o login no portal Gov.br;
  • Caso você nunca tenha acessado o Conecte SUS, o portal Gov.br informará que o site em questão está solicitando acesso aos seus dados. Conceda a permissão para poder prosseguir;
  • Agora, confira os termos de uso para poder prosseguir;
  • No menu lateral, clique em “Histórico”;
  • Por fim, clique em “Vacinas”.

Conecte SUS

A ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Saúde registra a trajetória de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa maneira, assim que o cidadão recebe uma vacina essa é registrada no sistema.

Com isso, o usuário poderá consultar, em tempo real e de forma remota, o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data de recebimento. Essas informações ajudam a população e o profissional de saúde a saberem o dia exato de aplicação de uma possível segunda dose ou de um reforço.

Esse registro serve para evitar que a pessoa tome doses de laboratórios diferentes ou desnecessárias. Com o aplicativo é possível consultar todas as vacinas tomada nas redes pública e privada. Com isso o intuito e substituir as carteirinhas de vacinação de papel pelo formato digital.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.