Quer tentar a 3ª dose da vacina contra COVID-19? Você pode ser preso por isso!

Campanha de vacinação contra o novo coronavírus pode ser monitorada pela polícia. Na última semana, a Promotoria de Justiça Criminal de Guarulhos enviou uma solicitação para a Grande SP determinando a prisão em flagrante de quem tentar tomar uma terceira dose da vacina. A iniciativa foi motivada devido a repetição de casos.

Quer tentar a 3ª dose da vacina contra COVID-19? Você pode ser preso por isso! (Imagem: Thiago Gadelha/SVM)
Quer tentar a 3ª dose da vacina contra COVID-19? Você pode ser preso por isso! (Imagem: Thiago Gadelha/SVM)

Enquanto os governos estaduais lutam para adquirir vacina contra o novo coronavírus para toda a população, há quem esteja burlando as normas de imunização para tomar uma terceira dose do medicamento.

Após investigações o Ministério Público já identificou 56 pessoas que violaram as regras da campanha.

Monitoramento policial

Após o caso de uma veterinária que tomou a vacina três vezes, a Promotoria de Justiça Criminal de Guarulhos enviou um pedido de permissão para acionar a polícia caso identifique uma nova violação.

O texto exigiu também que fosse iniciada uma investigação criminal, sob acusação de tipificações de falsidade ideológica e infração de medida sanitária preventiva.

O documento, protocolado pelo promotor Nadim Mazloum, informa que o município “deverá orientar os servidores a, em caso de tentativas de fraudes semelhantes, acionar a polícia militar ou a guarda municipal, e efetuar a prisão em flagrante com a imediata condução do infrator à delegacia de polícia mais próxima”.

Entenda o caso

A situação que motivou tal medida foi identificada no dia 30 de junho, quando uma médica veterinária comemorou em suas redes sociais a aplicação da terceira dose do imunizante contra o novo coronavírus.

A profissional teria sido medicada com as duas doses a Coronavac e na sequência se dirigiu até um outro posto próximo para tomar a vacina Janssen.

Diante do ocorrido, a Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos, identificou a violação através do sistema Vacivida, usado para monitorar a campanha na região, passando a acionar a Secretaria Municipal de Justiça e Promotoria de Justiça.

A prefeitura abriu um procedimento interno para apurar que tipo de falha pode ter ocorrido neste caso em que a mesma pessoa foi vacinada duplamente com dois imunizantes diferentes”, afirma, em nota.

Até o momento a situação não foi identificada em outros estados, mas as medidas de punição deverão ser repetidas caso ocorra.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.