Governado de MG antecipa calendário de vacinação com nova data de encerramento

Campanha de vacinação contra o novo coronavírus é antecipada em Minas Gerais. Nessa quinta-feira (08), o governo Romeu Zema (Novo) informo que a população maior de 18 anos estará vacinada com a 1ª dose até o mês de setembro. De acordo com ele, ao longo das próximas semanas um maior número de pessoas será imunizado para encerrar o calendário.

Governado de MG antecipa calendário de vacinação com nova data de encerramento (Imagem: ABC do ABC)
Governado de MG antecipa calendário de vacinação com nova data de encerramento (Imagem: ABC do ABC)

Manter os brasileiros imunes ao novo coronavírus tem sido a principal prioridade dos governadores estaduais. Já registrando mais de 500 mil mortes pela doença, o país ainda anda com a campanha de vacinação a lentos passos, mas vem demonstrando pequenos indícios de recuperação.

Vacinação em Minas Gerais é antecipada

Assim como em outros estados, o governador de MG informou que ampliará a fila de prioridades para tomar a vacina contra a covid-19. Segundo Zema, a previsão é de que até o fim de setembro todos aqueles com mais de 18 anos estejam imunes.

“Vamos adiantar o calendário para que todos os mineiros maiores de 18 anos sejam vacinados até setembro. A união de esforços está possibilitando acelerar a maior operação de vacinação da história de Minas. Continue se protegendo e quando chegar sua vez, vacine”, afirmou o gestor em seu perfil no Twitter.

É válido ressaltar que a previsão estadual concedida inicialmente previa a imunização total dos adultos apenas no fim de outubro. No entanto, com a aquisição de novos lotes da vacina, o calendário foi antecipado.

O novo cronograma foi pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. Em coletiva de imprensa realizada nesta semana, ele explicou que até o fim de julho espera que todos aqueles entre 40 e 54 anos estejam imunes.

Calendário de vacinação em MG por idade:

  • 40 a 54 anos – julho
  • 25 a 39 anos – agosto
  • 18 a 24 anos – setembro

Agendamento

Para poder tomar a vacina o cidadão deve acessar o portal de sua cidade e marcar de acordo com as convocações determinadas pela secretaria de saúde municipal.

Até o momento, o vacinômetro da SES, registrou 7.711.916 de aplicações de primeira dose e 2.759.223 aplicações de segunda dose.

Acompanhe os novos calendários de vacinação em todos os estados nacionais através da nossa página exclusiva de imunização contra o novo coronavírus.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.