Auxílio emergencial será prorrogado? Popularidade de Bolsonaro pode forçar novo lote

Pontos-chave
  • Auxílio emergencial pode ser mantido em 2022;
  • Bolsonaro avaliar postergar o benefício para manter sua popularidade;
  • Calendário das parcelas até o fim do ano está disponível.

Bolsonaro afirma possibilidade de renovar o auxílio emergencial. Nas últimas semanas, a popularidade do presidente da republica vem despencando. Com a cesta básica sendo comercializada por mais de R$ 1 mil e a gasolina acima dos R$ 7, os brasileiros estão cada vez mais insatisfeitos com sua gestão. Para remediar a situação, o gestor avalia prorrogar o benefício.

Auxílio emergencial será prorrogado? Popularidade de Bolsonaro pode forçar novo lote (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Auxílio emergencial será prorrogado? Popularidade de Bolsonaro pode forçar novo lote (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Há meses a gestão do presidente Jair Bolsonaro tem sido motivo de críticas por parte da sociedade civil, imprensa e demais instituições. Atualmente, o Brasil vive uma das piores crises econômicas de sua história, juntamente com a crise hídrica e impactos do novo coronavírus. Para reconquistar o eleitorado, o auxílio emergencial poderá ser mantido em 2022.

Auxílio emergencial será prorrogado?

Próximo ao fim do auxílio, previsto para o mês de outubro, a população passou a cobrar Bolsonaro sobre a possibilidade de renovar o projeto.

Em resposta, ele alegou não descartar a possibilidade, sendo a decisão tomada a partir dos indicativos econômicos contabilizados nesse último semestre.

De acordo com Bolsonaro, a equipe econômica tem entre janeiro e fevereiro do próximo ano para avaliar se renovará ou não o auxílio. No entanto, é válido ressaltar que inicialmente o programa de transferência de renda adotado seria o novo Bolsa Família, chamado de Auxílio Brasil.

Até o momento não há uma certeza sobre a implementação do novo projeto ou sobre a postergação do coronavoucher. Ambas as propostas encontram dificuldades diante do limite orçamentário determinado pelo Congresso Nacional.

Auxílio Brasil: Conheça a nova ideia de Bolsonaro para dar FIM ao Bolsa Família

Popularidade do presidente em baixa

Os levantamentos feitos pela DataFolha e demais institutos afirmam que Bolsonaro está com um índice de rejeição de 64%. O principal motivo está relacionado a inflação em 9,88% somente nos últimos 12 meses.

Se manter o auxílio ou validar o novo Bolsa Família, Bolsonaro espera estreitar laços com a população e baixa renda que representa parte significativa do eleitorado que não apoia sua gestão.

Mesmo em 2018, quando foi candidato, o atual chefe de estado não contou com a aprovação dos mais pobres. No Nordeste, especificamente, Bolsonaro teve a menor aceitação de toda a sua campanha.

Analistas políticos afirmam que a falta de popularidade do presidente se agrava mediante a ligação que esse público tem com o ex chefe de estado, Lula.

Conhecido por seu governo populista, ele se tornou referencia central pela ampliação de políticas públicas como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, entre outros.

Diante da possibilidade de Lula ser candidato em 2022, justifica a corrida de Bolsonaro para reforçar sua agenda social e assim renovar o auxílio emergencial ou criar um novo Bolsa Família.

Auxílio emergencial será prorrogado? Popularidade de Bolsonaro pode forçar novo lote (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Auxílio emergencial será prorrogado? Popularidade de Bolsonaro pode forçar novo lote (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Calendários do auxílio emergencial 2021

Quinta parcela do auxílio emergencial 2021: calendário de pagamento para beneficiários do Bolsa Família

Quinta parcela do auxílio emergencial 2021: calendário de pagamento (depósito em conta) para público geral

Quinta parcela do auxílio emergencial 2021: calendário de saque para público geral

Sexta parcela do auxílio emergencial 2021: calendário de pagamento para beneficiários do Bolsa Família

Sexta parcela do auxílio emergencial 2021: calendário de pagamento (depósito em conta) para público geral

Sexta parcela do auxílio emergencial 2021: calendário de saque para público geral

Sétima parcela do auxílio emergencial 2021: calendário de pagamento para beneficiários do Bolsa Família

Sétima parcela do auxílio emergencial 2021: calendário de pagamento (depósito em conta) para público geral

Sétima parcela do auxílio emergencial 2021: calendário de saque para público geral

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile