Novo auxílio emergencial será lançado em breve; confira os NIS contemplados

Foi confirmado pelo governo federal a criação de um novo auxílio emergencial. O benefício servirá como forma de ajudar as famílias que além de viverem em situação de pobreza, estão mais vulneráveis por não possuir eletrodomésticos, móveis e outros itens de conforto. 

auxílio emergencial
Novo auxílio emergencial será lançado em breve; confira os NIS contemplados
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O novo auxílio emergencial foi criado para atender exclusivamente as famílias que estão desabrigadas no Rio Grande do Sul, após as fortes chuvas. Milhares de pessoas perderam todos os móveis, eletrodomésticos, roupas, documentos e até mesmo sua própria casa. 

Novo auxílio emergencial do governo Lula 

O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a criação do novo auxílio emergencial, enquanto visitava as famílias do Rio Grande do Sul na última quarta-feira (15). O benefício foi chamado de “Vale Reconstrução”. 

Devem ser atendidas pelo menos 200 mil famílias que estão desalojadas em todo estado. O programa será criado por uma Medida Provisória que ainda não foi publicada, mas que deve confirmar informações como:

No estado, o governo federal já adiantou o Bolsa Família e trouxe outras medidas sociais que eu conto nesta matéria. 

Como saber se foi beneficiado pelo novo auxílio emergencial?

Em breve os cidadãos já poderão consultar se foram aprovados no novo auxílio emergencial. De acordo com as informações já divulgadas, a seleção acontecerá por meio do cadastro no Caixa Tem, considerando o endereço que foi informado pelo cidadão no aplicativo. 

Logo, aqueles que estão endereçados nas cidades que foram atingidas pelo desastre natural serão automaticamente inclusos na lista de beneficiados pelo Vale Reconstrução. O pagamento acontecerá pela poupança social. 

Um sistema voltado a esse novo benefício ainda deve ser implementado dentro do aplicativo do Caixa Tem, facilitando as futuras consultas. 

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile