Começa vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos no estado de São Paulo

Ontem (16), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos começará amanhã, quarta-feira (18). A aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 para essa faixa etária acontecerá em todo o estado de São Paulo.

Começa vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos no estado de São Paulo
Começa vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos no estado de São Paulo (Imagem: Roberto Jimenez Mejias / Getty Images)

A vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com o imunizante Pfizer foi permita pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Diante disso, estados e municípios têm acrescido essa faixa etária ao plano de vacinação.

O estado de São Paulo começará a aplicar a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 nos adolescentes de 12 a 17 anos na quarta-feira (18). Alguns municípios solicitaram a antecipação das vacinas e já iniciaram a imunização desse grupo na segunda-feira (16).

Apenas as regiões que completaram a imunização dos adultos com mais de 18 anos estão autorizados para iniciar a vacinação de adolescentes. Com isso, a capital, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra já iniciaram a aplicação das doses no novo grupo.

Neste momento, irão receber a primeira dose os jovens que possuem alguma das comorbidades definidas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Além desses, poderão ser vacinados os adolescentes de 12 a 17 anos que tenham alguma deficiência ou, no caso de garotas, que estejam gestantes ou puérperas.

Após contemplar esse grupo prioritário, a aplicação das doses acontecerá de forma escalonada. Com isso, irá começar com os jovens que têm 17 anos até chegar aos que tenham 12 anos. A estimativa é concluir a aplicação da 1ª dose até o dia 12 de setembro.

Calendário de vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos no estado de São Paulo

  • Dias 18 a 29 de agosto: jovens de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiências, além de gestantes e puérperas;
  • 30 de agosto a 5 de setembro: jovens com idade entre 15 e 17 anos;
  • 6 a 12 de setembro: jovens com idade entre 12 e 14 anos.

Esse calendário foi anunciado após discordância entre o Ministério da Saúde e o Governo de São Paulo sobre a quantidade de doses enviadas. Durante o impasse, Doria deixou claro que a vacinação dos adolescentes estava “em aberto”.

Até o último domingo (15), o estado já havia contemplado 69,62% da população com, pelo menos, a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. Desse quantitativo, 27,85% dos paulistas haviam completado a sequência vacinal com duas doses ou dose única (vacina Janssen).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.