Vacinação de adolescentes: Cidades que já começaram imunização deste público

Pontos-chave
  • A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com a vacina Pfizer;
  • A autorização aconteceu após a apresentação de pesquisas que aprontaram uma eficácia de 100%;
  • A vacinação de adolescentes irá contribuir para o retorno das aulas presenciais em todo o país;

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com a vacina Pfizer. A autorização aconteceu após a apresentação de pesquisas que aprontaram uma eficácia de 100%. Diante disso, muitos lugares começaram a incluir essa faixa etária no plano de imunização.

Vacinação de adolescentes: Cidades que já começaram imunização deste público
Vacinação de adolescentes: Cidades que já começaram imunização deste público (Imagem: Capuski/Getty Images/iStockphoto)

A vacinação de adolescentes irá contribuir para o retorno das aulas presenciais em todo o país. Porém, apenas algumas regiões começaram a aplicação da vacina contra a Covid-19 nessa faixa etária.

Vacinação de adolescentes em Niterói

O município começou a vacinar os adolescentes no dia 22 de julho. Para receber a dose é necessário, primeiramente, fazer o agendamento. No primeiro momento, a cidade irá imunizar os jovens de 12 e 17 anos que comprovem comorbidades e deficiências permanentes.

Dessa maneira, para receber a dose é preciso apresentar a indicação médica que sinalize a doença diagnosticada. Além disso, é necessário levar um comprovante de residência garantindo a moradia no município.

O agendamento é feito no site Niterói RJ Vacinação. Na plataforma será preciso preencher um formulário com os dados pessoais e sobre o grupo prioritário que se enquadra. Após isso, basta selecionar o dia, horário e local desejado para receber a vacina. Pronto, é só confirmar o agendamento.

Vacinação de adolescentes em São Luís

Após ser a primeira capital a vacinar toda a população adulta contra a Covid-19, São Luís também foi a primeira a aplicar as doses nos adolescentes de 12 a 17 anos. O calendário avançado é devido ao recebimento de doses extras.

Vacinação de adolescentes: Cidades que já começaram imunização deste público
Vacinação de adolescentes: Cidades que já começaram imunização deste público (Imagem: Divulgação/Prefeitura de São Luís)

A capital teve casos identificados da variante Delta. Por esse motivo, com o intuito de controlar a propagação da variante, o Ministério da Saúde repassou mais vacinas para a região. Por esse motivo, a capital tem o calendário de imunização mais adiantado do país.

A vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra Covid-19 iniciou no dia 13 de julho. A prefeitura está realizando a aplicação de forma gradual, conforme a idade mais alta. Sendo assim, os primeiros a receberem as doses foram os jovens de 17 anos.

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, afirmou durante a vacinação dos jovens onde esteve presente, que “Com isso, vamos estar ainda mais perto da vida que tínhamos antes da pandemia e teremos mais segurança para planejar a volta às aulas”.

Porém, no dia 15 de julho, após aplicação da vacina nos adolescentes de 16 anos, a imunização foi suspensa por falta de doses da Pfizer. A vacinação só foi retomada no dia 23, com os jovens de 15 anos.

No dia 30 de julho os jovens de 14 anos puderam receber a 1ª dose. Na quinta-feira (05), foi o momento dos maranhenses de 13 anos serem vacinados contra a Covid-19. Por fim, nesta sexta-feira (06), a capital está vacinando os adolescentes de 12 anos.

Os maranhenses podem tomar a dose em um dos oito pontos de vacinação. Esses pontos funcionam das 8h às 18h, sem parada para o almoço. Veja abaixo os postos de imunização disponibilizados para os adolescentes:

  • Centro Municipal de Vacinação – Multicenter Sebrae;
  • Drive-thru – Espaço Reserva (ao lado do Shopping da Ilha);
  • Drive-thru – UEMA;
  • Centro de Vacinação da UEMA;
  • Drive-thru Ceuma Renascença (entrada pela Via Expressa);
  • Centro Municipal de Vacinação – UFMA;
  • Drive-thru – UFMA;
  • Centro de Vacinação do IFMA Maracanã.

Para receber a dose é preciso fazer o cadastrado na plataforma Vacina São Luís. Por serem menores de idade, devem comparecer ao local indicado, acompanhados do pai, mãe ou responsável adulto.

Além disso, precisam apresentar documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência no nome dos pais ou responsáveis. Esse último é para comprovar a residência na capital.

Vacinação de adolescentes no Espírito Santo

O estado incorporou os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidade, deficiência permanente, gestante ou puérperas como prioritários à vacinação contra a Covid-19. Com isso, esses grupos começaram a receber a 1ª dose do imunizante no dia 12 de junho.

Assim como nos demais lugares, é solicitada a presença de pais ou responsáveis. Além disso, os adolescentes apresentar um documento oficial com foto e um desses documentos comprobatórios da prioridade:

  • Laudo médico indicando a comorbidade ou a condição existente;
  • Declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz tratamento;
  • Laudo emitido por nutricionista no caso da obesidade mórbida;
  • Cartão de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência permanente;
  • Documentos comprobatórios de atendimento da pessoa com deficiência permanente em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência;
  • Documento oficial de identidade com a indicação da deficiência que indique se tratar de pessoa com deficiência permanente.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.