Vacinação em São Paulo antecipa calendário para 1ª dose dos maiores de 25 anos

Nesta terça-feira, 3, o prefeito da cidade de São Paulo (SP) decidiu antecipar o calendário de vacinação contra a Covid-19. A partir da próxima sexta-feira, 6, os adultos sem comorbidades com 25 anos de idade ou mais poderão ser imunizados. 

Vacinação em São Paulo antecipa calendário para 1ª dose dos maiores de 25 anos
Vacinação em São Paulo antecipa calendário para 1ª dose dos maiores de 25 anos. (Imagem: Exame)

Ao todo, serão mais de 700 postos de vacinação espalhados por toda a capital paulista preparados para atender este público. Para isso, é preciso que apresentem o documento de identificação original com foto junto a um comprovante de residência.

A princípio, a vacinação para este grupo começaria somente na próxima semana. Mas agora, com a antecipação do calendário, nesta quarta-feira, 4, as vacinas podem ser aplicadas em adultos com 27 anos, já na quinta-feira, 5, será a vez da faixa etária de 26 anos. 

Por hora, é o que se sabe sobre o cronograma de vacinação da capital paulista, a qual ainda não divulgou quais e quando serão os próximos grupos a serem imunizados.

Contudo, cerca de 83% da população elegível à vacinação na capital paulista com mais de 18 anos de idade já foi vacinada, pelo menos, com a primeira dose da vacina. 

O apurado referente à todas as doses da vacina, primeira e segunda dose, bem como a dose única da Janssen, mostra que mais de 10 milhões de imunizantes já foram aplicados nos cidadãos paulistas. Com base neste número, identificou-se que 32,4% da população está com o esquema vacinal completo.

Na oportunidade, o prefeito de São Paulo, ressaltou que a população paulista aparenta estar satisfeita com o avanço do calendário de vacinação.

“Nós atingimos hoje, 83,8% do público eleito vacinado com a primeira dose, um número muito expressivo, uma grande adesão. As pessoas de 28 anos que se vacinaram na última fase, 98% das pessoas foram até os nossos quase 700 postos de vacinação”, declarou.

É importante lembrar que os cidadãos paulistas têm a chance de acompanhar o Filômetro por meio do aplicativo De Olho na Fila. A plataforma oferece informações essenciais sobre o andamento da vacinação contra a Covid-19 na capital, como a fila de espera nos postos de vacinação, faixa etária contemplada, bem como, doses disponíveis.

Calendário semanal de vacinação na cidade de São Paulo

  • Segunda-feira, 2: mais de 28 anos;
  • Terça-feira, 3: mais de 28 anos;
  • Quarta-feira, 4: mais de 27 anos – 146 mil pessoas;
  • Quinta-feira, 5: mais de 26 anos – 146 mil pessoas;
  • Sexta-feira, 6: mais de 25 anos – 147 mil pessoas;
  • Sábado, 7: Mutirão de busca ativa para segunda dose.

Calendário de vacinação do Estado de São Paulo

  • De 30 de julho a 4 de agosto: 28 e 29 anos;
  • De 5 a 9 de agosto: 25 a 27 anos;
  • De 10 a 16 de agosto: 18 a 24 anos;
  • De 18 a 29 de agosto: 12 a 17 anos com comorbidades, deficiências, gestantes e puérperas;
  • De 30 de agosto a 5 de setembro: 15 a 17 anos;
  • De 6 a 12 de setembro: 12 a 14 anos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.