Nesta terça-feira, 3, o prefeito da cidade de São Paulo (SP) decidiu antecipar o calendário de vacinação contra a Covid-19. A partir da próxima sexta-feira, 6, os adultos sem comorbidades com 25 anos de idade ou mais poderão ser imunizados.
Ao todo, serão mais de 700 postos de vacinação espalhados por toda a capital paulista preparados para atender este público. Para isso, é preciso que apresentem o documento de identificação original com foto junto a um comprovante de residência.
A princípio, a vacinação para este grupo começaria somente na próxima semana. Mas agora, com a antecipação do calendário, nesta quarta-feira, 4, as vacinas podem ser aplicadas em adultos com 27 anos, já na quinta-feira, 5, será a vez da faixa etária de 26 anos.
Por hora, é o que se sabe sobre o cronograma de vacinação da capital paulista, a qual ainda não divulgou quais e quando serão os próximos grupos a serem imunizados.
Contudo, cerca de 83% da população elegível à vacinação na capital paulista com mais de 18 anos de idade já foi vacinada, pelo menos, com a primeira dose da vacina.
O apurado referente à todas as doses da vacina, primeira e segunda dose, bem como a dose única da Janssen, mostra que mais de 10 milhões de imunizantes já foram aplicados nos cidadãos paulistas. Com base neste número, identificou-se que 32,4% da população está com o esquema vacinal completo.
Na oportunidade, o prefeito de São Paulo, ressaltou que a população paulista aparenta estar satisfeita com o avanço do calendário de vacinação.
“Nós atingimos hoje, 83,8% do público eleito vacinado com a primeira dose, um número muito expressivo, uma grande adesão. As pessoas de 28 anos que se vacinaram na última fase, 98% das pessoas foram até os nossos quase 700 postos de vacinação”, declarou.
É importante lembrar que os cidadãos paulistas têm a chance de acompanhar o Filômetro por meio do aplicativo De Olho na Fila. A plataforma oferece informações essenciais sobre o andamento da vacinação contra a Covid-19 na capital, como a fila de espera nos postos de vacinação, faixa etária contemplada, bem como, doses disponíveis.
Calendário semanal de vacinação na cidade de São Paulo
- Segunda-feira, 2: mais de 28 anos;
- Terça-feira, 3: mais de 28 anos;
- Quarta-feira, 4: mais de 27 anos – 146 mil pessoas;
- Quinta-feira, 5: mais de 26 anos – 146 mil pessoas;
- Sexta-feira, 6: mais de 25 anos – 147 mil pessoas;
- Sábado, 7: Mutirão de busca ativa para segunda dose.
Calendário de vacinação do Estado de São Paulo
- De 30 de julho a 4 de agosto: 28 e 29 anos;
- De 5 a 9 de agosto: 25 a 27 anos;
- De 10 a 16 de agosto: 18 a 24 anos;
- De 18 a 29 de agosto: 12 a 17 anos com comorbidades, deficiências, gestantes e puérperas;
- De 30 de agosto a 5 de setembro: 15 a 17 anos;
- De 6 a 12 de setembro: 12 a 14 anos.