Recife confirma doses da vacina para menores de 18 anos ainda neste mês

Em Pernambuco, campanha de vacinação chega ao público mais jovem. Nessa terça-feira (03), a Prefeitura do Recife anunciou uma nova convocação no grupo prioritário de imunização contra o novo coronavírus. Além disso, o gestor municipal, João Campos, afirmou que aqueles com menos que 18 anos estarão medicados ainda em agosto. Confira o calendário.

Recife confirma doses da vacina para menores de 18 anos ainda neste mês (Imagem: Arthur Mota/Folha de Pernambuco)
Recife confirma doses da vacina para menores de 18 anos ainda neste mês (Imagem: Arthur Mota/Folha de Pernambuco)

A campanha de vacinação contra o novo coronavírus é atualizada na capital de Pernambuco. Recife agora passou a imunizar a população acima dos 23 anos, que desde as 19h desta terça-feira (03) vem fazendo o agendamento no aplicativo municipal.

Menores de 18 entram no calendário

Além de abrir um novo grupo, João Campos afirmou que os jovens com menos de 18 anos serão também imunes ainda no mês de agosto. De acordo com ele, haverá uma reunião com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE) para a solicitação de novos lotes de vacina.

O gestor reforçou, no entanto, que a decisão só será tomada caso a cidade confirme o recebimento das doses de modo que não inviabilize a aplicação para quem já estiver na segunda rodada.

Por fim, o prefeito relembrou que o cidadão que se recusar a receber a vacina mediante a sua marca permanecerá 60 dias sem poder realizar uma nova marcação no sistema do Conecta Recife.

“A gente tem 73% da população do Recife vacinada com pelo menos a primeira dose, 35%, com as duas doses. Lembro que depois que a gente aplicou o botão para registrar quem desistir da vacina na hora da aplicação, caiu muito o número de desistências. Das mais 150 mil pessoas que tomaram nos últimos dias, apenas 156 fizeram essa recusa, número muito inferior a 1%”, detalhou o gestor.

Os + 23 já estão se vacinando contra COVID-19

Com a liberação para o agendamento da população acima dos 23 anos registrada nesta madrugada, os postos de vacinação já passaram a realizar a aplicação da primeira dose deste grupo desde às 8h desta quarta-feira (04).

Inicialmente, devido a superlotação no acesso, o sistema do conecta Recife ficou fora do ar. No entanto, por volta das 23h30 desta terça (03) a plataforma voltou a funcionar liberando o agendamento para todos do grupo.

Para receber a vacina o cidadão deve apresentar um documento oficial com foto e comprovante de residência.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.