Prova de vida do INSS continua e finaliza prazo para dois grupos amanhã (31)

Pontos-chave
  • A Prova de vida do INSS voltou a ser exigida no mês passado, após estar suspensa desde março de 2020 devido à pandemia de Covid-19;
  • Com a chegada do fim de julho, dois grupos têm até sábado (31) para fazer a Prova de vida do INSS;
  • Os beneficiários com o vencimento em maio e junho de 2020 que não realizarem a comprovação até amanhã terão o benefício bloqueado;

A Prova de vida do INSS voltou a ser exigida no mês passado, após estar suspensa desde março de 2020 devido à pandemia de Covid-19. Com mais de um ano sem realizar a comprovação, o Instituto Nacional do Seguro Social criou um calendário para evitar aglomerações nas agências bancárias.

Prova de vida do INSS continua e finaliza prazo para dois grupos amanhã (31)
Prova de vida do INSS continua e finaliza prazo para dois grupos amanhã (31) (Imagem: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO )

Com a chegada do fim de julho, dois grupos têm até sábado (31) para fazer a Prova de vida do INSS. Os beneficiários com o vencimento em maio e junho de 2020 que não realizarem a comprovação até amanhã terão o benefício bloqueado.

A Prova de vida do INSS é exigida dos aposentados e pensionistas da Previdência Social. Essa comprovação é realizada anualmente e tem como objetivo evitar fraudes e pagamentos indevidos.

Porém, em 2020, por causa da pandemia de Covid-19, a prova de vida foi suspensa em março. Após um ano e três meses, a comprovação voltou a ser exigida pelo INSS. Os aposentados e pensionistas devem realizar a Prova de vida do INSS ao longo do ano, conforme o calendário divulgado pelo Instituto.

Além dos grupos que estão no calendário, o INSS alerta que os segurados que deveriam ter feito a prova antes de março de 2020 ou que foram convocados a realizar a Prova de Vida Digital e não fizeram devem fazer a comprovação o mais rápido possível.

Segundo o INSS 160 mil beneficiários que deveriam ter feito a Prova de vida do INSS antes de março não fizeram. Esses já tiveram ou terão o benefício suspenso até que compareçam as agências bancárias.

Calendário para a Prova de vida do INSS

O calendário está acontecendo de forma escalonada, conforme o mês de vencimento do benefício. A ideia é evitar aglomerações nas agências bancárias. Por esse motivo, a cada mês dois grupos são convocados:

Mês de vencimento original Mês em que deve ser feita
Até abril/2020 Junho/2021
Maio e junho/2020 Julho/2021
Julho e agosto/2020 Agosto/2021
Setembro e outubro/2020 Setembro/2021
Novembro e dezembro/2020 Outubro/2021
Janeiro e fevereiro/2021 Novembro/2021
Março e abril/2021 Dezembro/2021
Maio e junho/2021 Janeiro/2022
Julho e agosto/2021 Fevereiro/2022
Setembro e outubro/2021 Março/2022
Novembro e dezembro/2021 Abril/2022
Janeiro e fevereiro/2022 Maio/2022
Março e abril/2022 Junho/2022
Maio e junho/2022 Julho/2022

A Prova de vida do INSS iniciou em junho e se estenderá até o mês de julho do ano que vem. O banco responsável pelo pagamento do benefício é que indica o dia a ser realizada a comprovação.

Os segurados podem fazer a comprovação de vida diretamente no caixa eletrônico. Para isso, é preciso ter a biometria cadastrada no banco e realizar qualquer transação bancária. A mesma ação serve para desbloquear os pagamentos suspensos por falta do comparecimento diante da convocação.

Prova de vida do INSS continua e finaliza prazo para dois grupos amanhã (31)
Prova de vida do INSS continua e finaliza prazo para dois grupos amanhã (31) (Imagem: Reprodução / Pixabay)

Os aposentados e pensionistas que estão acamados ou que vivem no exterior podem fazer a Prova de vida do INSS por meio de procuração. Atualmente, o representante legal precisa estar cadastrado no INSS.

Prova de vida do INSS digital

No ano passado, o INSS começou a testar uma ferramenta online para fazer a prova de vida. Diante disso, alguns beneficiários foram convocados para fazer a comprovação online. Os escolhidos o reconhecimento facial cadastrado no Denatran ou no Tribunal Superior Eleitoral.

O teste foi feito pelo aplicativo Meu INSS e contou com 5,3 milhões de convocados. Porém, nem todos realizaram a comprovação. Aqueles que fizeram, mesmo sendo um teste piloto, foram considerados para a validação do pagamento. Veja baixo como funcionou:

  • Faça o download do aplicativo Meu INSS e, em seguida, o login;
  • Uma mensagem avisando que chegou a hora de realizar a prova de vida deve aparecer, com um botão nomeado “Instale o Meu gov.br”;
  • Clique em “Autorizações”, selecione a pendência e clique em “Autorizar”;
  • Para tirar a foto, o aplicativo pedirá para utilizar a câmera do celular para tirar fotos e fazer vídeos. Escolha “Permitir”;
  • O sistema também solicitará uma informação do documento que está no cadastro do governo, como a data de emissão da CNH digital. Informe;
  • Em seguida, posicione o rosto no centro do círculo na tela do celular. O sistema solicitará que o usuário faça alguns movimentos;
  • Uma barra azul indicará quantos segundos faltam para a conclusão dos movimentos e, em seguida, a prova de vida será concluída.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.