Meu INSS: Como consultar na internet se meu benefício foi aceito?

O Meu INSS é a plataforma a digital do Instituto Nacional do Seguro Social. A ferramenta permite acessar diversos serviços, inclusive solicitar benefícios de forma totalmente online. Além disso, é possível acompanhar o andamento do pedido de forma digital.

Meu INSS: Como consultar na internet se meu benefício foi aceito?
Meu INSS: Como consultar na internet se meu benefício foi aceito? (Imagem: Shutterstock)

Os trabalhadores que contribuem para a Previdência Social e fazem o pedido de algum benefício são comunicados de sua aprovação ou não por carta enviada pelo INSS. Porém, os cidadãos podem acompanhar o andamento do pedido através do CPF.

Existem três maneiras de consultar o benefício do INSS, sem precisar ir a uma agência. A consulta pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS ou pela Central de Atendimento ligando para o número 135.

Consultar benefício pelo Meu INSS

  • Acesse o site ou o aplicativo do Meu INSS;
  • Clique em “Crie sua conta Gov.br”;
  • Selecione uma das opções de cadastro disponíveis;
  • Preencha os campos com as informações de cadastro solicitadas;
  • Crie uma senha pessoal segura;
  • Confirme os dados pessoais;
  • Agora, acesse a plataforma com seu login e senha;
  • No menu, clique na opção “Meus Benefícios”;
  • Serão apresentados todos os benefícios ativos e todos os pedidos realizados;
  • Clique no requerimento que você enviou ao INSS e veja a situação do benefício.

Respostas para o pedido do benefício

  • Habilitado, quando o pedido ainda está sendo analisado pelo INSS;
  • Deferido, quando o benefício foi aprovado e será concedido;
  • Indeferido, no caso quando o benefício foi analisado e negado para o segurado.

Serviços disponíveis no Meu INSS

  • Acompanhamento do andamento de benefício e serviços;
  • Agendamentos e solicitações;
  • Alterar local ou forma de pagamento;
  • Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
  • Calendário de Pagamento;
  • Carta de Concessão;
  • Certidão de tempo de contribuição;
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • Declaração de Benefício do INSS;
  • Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI);
  • Emitir Guia de Pagamentos (GPS);
  • Encontrar uma Agência;
  • Enviar documentos digitalizados;
  • Extrato de Contribuição CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais);
  • Extrato de empréstimos consignados;
  • Extrato de pagamento de benefícios;
  • Extrato do imposto de renda;
  • Prova de Vida Digital;
  • Recurso e revisão;
  • Resultado de Benefício por Incapacidade;
  • Simulador de aposentadoria;
  • Solicitar pagamento de benefício não recebido;
  • Verificar Autenticidade de Documentos.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.