Meu INSS: Como agendar atendimento presencial no site, app ou central telefônica

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ampliou os serviços que podem ser realizados de forma  presencial nas agências da Previdência Social. O objetivo é atender as demandas que não são resolvidas de forma remota, direto nas agências. Mas, é preciso agendar pelo telefone ou pelo aplicativo.

Meu INSS: Como agendar atendimento presencial on-line e na central telefônica
Meu INSS: Como agendar atendimento presencial on-line e na central telefônica (Foto: INSS)

Esse serviço está sendo chamado de atendimento especializado, e vai atender o público que não conseguiu atendimento presencial por conta da pandemia do Covid-19.

O que levou o órgão a restringir o acesso aos postos para a execução de tarefas específicas, como o cumprimento de exigência e perícias médicas.

Uma coisa que aparece na nova regra como justificativa para o cidadão ir até a agência é a “impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos”.

Idosos acima de 80 anos e deficientes visuais e auditivos, também aparecem entre os autorizados a requisitar o atendimento presencial.

Como agendar atendimento no INSS?

O serviço pode ser agendado pelo cidadão no telefone 135. O atendente analisará a solicitação do usuário. E, se a situação se enquadrar nos casos listados na Portaria 908, publicada no Diário Oficial da União, o agendamento será realizado.

O agendamento poderá ser feito diretamente nas agências, para uma data próxima, nos casos em que o cidadão não tenha condições de fazer o pedido pelo telefone 135.

On-line, o cidadão deve seguir o passo a passo:

  • Entre no aplicativo ou site;
  • Clique em “Agendamento/requerimentos”
  • Escolha o serviço desejado;
  • Preencha suas informações de login, como usuário e senha;
  • Preencha os dados necessários sobre o benefício;
  • Escolha uma agência, data e horário para ser atendido;
  • Guarde o número de protocolo e compareça na data marcada.

Meu INSS

O MEU INSS é a central de serviços para os segurados da Previdência disponível na internet por meio de aplicativo ou pelo site meu.inss.gov.br.

Após cadastrar uma senha, o usuário da plataforma terá acesso a quase todas as informações sobre as suas contribuições e benefícios.

O aplicativo foi criado para proporcionar mais facilidade para o cidadão nos benefícios previdenciários ou assistenciais. Pode ser acessado pela internet do seu computador ou pelo seu próprio telefone celular (Android e iOS). Por lá, estão disponíveis mais de 90 serviços oferecidos pelo órgão.

Desde o ano passado, a forma de se cadastrar e obter a senha para acessar o Meu INSS também mudou. Agora, funciona com a unificação de portais do governo.

Se o usuário ainda não for cadastrado é preciso acessar o site acesso.gov.br e se inscrever. 

 

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Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
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