Última semana para dois grupos realizem a prova de vida do INSS

Esta é a última semana para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que realizaram a última prova de vida em maio e junho do ano passado. O procedimento é essencial para manter os pagamentos do salário previdenciário.

Última semana para prova de vida do INSS de dois grupos
Última semana para prova de vida do INSS de dois grupos. (Imagem: FDR)

Há alguns dias, foi apresentado um Projeto de Lei (PL) que visa suspender novamente a obrigatoriedade da prova de vida do INSS, que voltou a vigorar no dia 1º de junho de 2021.

Enquanto o PL não é apreciado, o INSS continua pedindo que os segurados cumpram o prazo estabelecido no calendário elaborado pela autarquia.

A proposta se baseia no Projeto de Lei (PL) nº 385, de 2021, de autoria do Senado Federal. No entanto, devido a algumas alterações realizadas no texto, o mesmo foi aprovado simbolicamente para que seja encaminhado novamente para apreciação no Senado Federal. 

De acordo com o relator do PL na Câmara dos Deputados, o deputado Danilo Cabral (PSB-PE), tal obrigatoriedade não deveria voltar a vigorar em um momento tão delicado quanto a atual crise sanitária que o país tem enfrentado.

Para ele, mesmo que a intenção do INSS seja a de evitar fraudes, não é o suficiente para colocar a vida de milhões de segurados em risco com a ameaça de cortar o salário previdenciário.

Prova de vida do INSS

A prova de vida ou renovação de fé, como também é conhecida, é o procedimento pelo qual o segurado do INSS que recebe aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença ou outro benefício previdenciário deve passar. Ela deve ser feita uma vez por ano sempre no mês de aniversário ou assim que completar um ano que a última prova de vida foi feita.

O procedimento é obrigatório para comprovar que o segurado permanece vivo, e evitar fraudes ou pagamentos indevidos. Se por alguma razão a prova de vida não for realizada, o cidadão terá o salário previdenciário suspenso ou cancelado até que regularize a situação. 

Normalmente a prova de vida é realizada diretamente nas agências bancárias pagadoras dos benefícios. O processo é bem simples, basta realizar qualquer transação no caixa eletrônico, como um saque, depósito e transferência para garantir a manutenção do recurso. 

Calendário da prova de vida

  • Até abril/2020 – Junho/2021;
  • Maio e junho/2020 – Julho/2021;
  • Julho e agosto/2020 – Agosto/2021;
  • Setembro e outubro/2020 – Setembro/2021;
  • Novembro e dezembro/2020 – Outubro/2021;
  • Janeiro e fevereiro/2021 – Novembro/2021;
  • Março e abril/2021 – Dezembro/2021;
  • Maio e junho/2021 – Janeiro/2022;
  • Julho e agosto/2021 – Fevereiro/2021;
  • Setembro e outubro/2021 – Março/2022;
  • Novembro e dezembro/2021 – Abril/2022;
  • Janeiro e fevereiro/2022 – Maio/2022;
  • Março e abril/2022 – Junho/2022;
  • Maio e junho/2022 – Julho/2022;
  • Julho e agosto/2022 – Agosto/2022.

https://www.youtube.com/watch?v=IqOIsS2xN3o&t=29s&ab_channel=FDR-Finan%C3%A7as%2CDireitos%2CRenda

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Última semana para dois grupos realizem a prova de vida do INSS

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA