- O aplicativo Carteira de Trabalho Digital foi criado em 2017 e está disponível para aparelhos com o sistema Android e iOS;
- Com a ferramenta é possível conferir as informações do profissional e dos contratos de trabalho;
- A Carteira de Trabalho Digital já substitui o documento impresso desde 2019;
O aplicativo Carteira de Trabalho Digital foi criado em 2017 e está disponível para aparelhos com o sistema Android e iOS. Com a ferramenta é possível conferir as informações do profissional e dos contratos de trabalho.
A Carteira de Trabalho Digital já substitui o documento impresso desde 2019. Sendo assim, no momento de assinar basta informar o número do CPF para o empregador. Com isso, o empregador preenche as informações no eSocial.
Além disso, todas as anotações, como férias e salário, são feitas agora de forma eletrônica. Mesmo sendo usada a ferramenta digital, o documento impresso é usado para comprovar o tempo de trabalho antes de 2017. O número continua o mesmo, porém, a versão digital não pode ser usada como identificação civil.
Serviços da Carteira de Trabalho Digital
- Contribuições do FGTS;
- Histórico trabalhista;
- Valores do abono salarial PIS;
- Solicitar o seguro desemprego;
- Consultar valores e prazos de pagamentos do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm).
Acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital
- Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
- Clique em “entrar”;
- Informe o número do seu CPF e a senha de acesso ao Gov.br;
- Autorize o uso de dados pessoais.
Caso não tenha cadastro no portal GOV.BR, será necessário criar a sua conta. Sendo assim, o app pedirá o número do CPF, nome completo, telefone e e-mail. Em seguida, você terá que clicar na proteção contra spam (Não sou um robô).
Por fim, você deverá ler e aceitar os termos de usos e política de privacidade. A plataforma irá solicitar a confirmação dos dados da Carteira de Trabalho e da Previdência Social. Dessa maneira, basta:
- Selecionar a função “continuar”;
- Preencher o formulário apresentado na tela do seu aparelho;
- Informar a data de nascimento, nome, e-mail, celular e o nome do país;
- Validar o registo respondendo cinco perguntas.
Esse questionário serve para confirmar a identidade do titular da Carteira de Trabalho. Agora, basta aguardar a validação das informações apresentadas. Depois, como meio de segurança, será necessário fazer uma leitura do QR Code para comprovar a autenticidade dos dados.
- Ler e concordar com a política de privacidade do aplicativo;
- Acessar o manual de utilização.
Pronto, o acesso ao Gov.br estará disponível e será possível usar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Ao entrar no app Carteira de Trabalho Digital, na tela principal serão apresentadas as três últimas movimentações de seu último vínculo e os dados pessoais.
Acessar o site Carteira de Trabalho Digital
- Acesse o portal do Ministério da Economia;
- Clique em “Já tenho cadastro” (caso não possua, basta clicar em “Quero me cadastrar” e seguir as orientações)
- Preencha o espaço apresentando com o número do CPF e a senha de acesso (a senha é a do Gov.br, Sine Fácil ou Meu INSS);
- Em seguida, clique em Carteira de Trabalho Digital.
Solicitar o Seguro desemprego pela Carteira de Trabalho Digital
O seguro desemprego agora pode ser solicitado pelo aplicativo ou site Carteira de Trabalho Digital. O benefício é destinado aos trabalhadores demitidos sem justa causa, que recebem de três a cinco parcelas.
O pagamento pode ser consecutivo ou alternado. A quantidade varia, conforme o tempo de trabalho e a quantidade de solicitações do benefício. Veja abaixo o quadro que mostra as possibilidades de pagamentos do seguro desemprego:
Solicitação | Exigências | Número de parcelas |
Primeira | 12 meses de trabalho | 04 |
24 meses de trabalho | 05 | |
Segunda | 09 meses de trabalho | 03 |
12 meses de trabalho | 04 | |
24 meses de trabalho | 05 | |
Terceira | 06 meses de trabalho | 03 |
12 meses de trabalho | 04 | |
24 meses de trabalho | 05 |
O valor pago tem como base a média salarial dos últimos três pagamentos. Porém, o benefício possui uma limitação de R$ 1.909,34 (2021). Para fazer o pedido do benefício, basta acessar o aplicativo ou site da Carteira de Trabalho e seguir as orientações abaixo:
- Clique em “Benefícios” no menu inferior;
- Na opção “Seguro desemprego” clique em “Solicitar”;
- Na tela seguinte será solicitado o número de requerimento;
- Confira os dados pessoais e, se estiverem todos corretos, clique em “Avançar”;
- Na parte sobre “Vínculos”, confira os dados da empresa na qual você trabalhou e, outra vez, toque em “Avançar”;
- Leia atentamente o “Termo de Aceite”;
- No final da tela, marque a caixa “Concordo com as regras para solicitação/recebimento do benefício” e confirme;
- Será apresentado a mensagem “Solicitação do Benefício Realizada com Sucesso” e os dados do benefício (quantidade e o valor das parcelas e as datas de pagamento).