Como vai funcionar e quem pode participar do mutirão de vacinação no DF

Nesta sexta-feira (23), o governo do Distrito Federal (GDF) inicia o mutirão de vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 37 anos. O mutirão vai até o próximo domingo (25) e irá disponibilizar cerca de 100 mil doses.

Como vai funcionar e quem pode participar do mutirão de vacinação no DF
Como vai funcionar e quem pode participar do mutirão de vacinação no DF (Imagem: Geovana Albuquerque/Agência Saúde)

O mutirão de vacinação do DF acontecerá sem agendamento, após reclamações dos moradores em acessar o sistema disponibilizado pela gestão. Sendo assim, essa será a primeira vez que a capital brasileira irá aplicar doses do imunizante sem o cadastro prévio.

Para o mutirão de vacinação deste fim de semana, serão utilizados 100 postos, sendo 46 a mais do que geralmente são usados. No site do Governo do Distrito Federal é possível consultar todos os endereços dos postos de imunização.

Segundo o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, o aumento no número de postos de vacinação tem como objetivo facilitar a imunização da população que busca pela 1ª ou 2ª dose do imunizante contra a Covid-19.

De acordo com Okumoto, o Distrito Federal ainda possui um grande número de moradores que faltam concluir a sequência vacinal. Por esse motivo, o mutirão de vacinação que começa nesta sexta-feira servirá para agilizar esse processo.

Para isso, os postos de vacinação foram divididos em D1 [1ª dose] e os que atenderão D2 [2ª dose]. Além disso, haverá unidades que estarão aplicando as duas doses do imunizante. Nesta sexta, a vacinação ocorre das 8h às 17h nas unidades básicas de saúde (UBS) e das 9h às 17h nos drive-thrus.

No sábado (24) e no domingo (25), o horário de atendimento ao público é das 9h às 17h em todos os pontos. Após o mutirão, as unidades de saúde continuarão aplicando as doses para os cidadãos que não puderam comparecer durante o fim de semana.

A Secretaria de Saúde espera que o mutirão consiga completar a sequência vacinal de 300 mil pessoas com a 2ª dose ou em dose única da vacina contra a Covid-19. De acordo com os dados apresentados, mais de 51% dos moradores do DF, acima de 18 anos, receberam a 1ª dose do imunizante.

Porém, apenas 20,27% completaram o ciclo com as duas doses aplicadas ou a dose única. Por esse motivo, é grande a expectativa do Governado do Distrito Federal com o mutirão e política de incentivo a imunização.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.