Governo do DF anuncia mutirão de vacinação nesta sexta, sábado e domingo

O Governo do Distrito Federal (DF) anunciou que a partir da próxima sexta-feira, 23, dará início a um mutirão de vacinação. Cerca de 100 postos por todo o DF serão organizados para atender a população local na sexta, sábado e domingo, 23, 24 e 25, respectivamente. 

Governo do DF anuncia mutirão de vacinação nesta sexta, sábado e domingo
Governo do DF anuncia mutirão de vacinação nesta sexta, sábado e domingo. (Imagem: Correio Braziliense)

A ação tem o objetivo de agilizar o calendário de vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal. O público-alvo do mutirão serão os adultos com 37 anos ou mais. 

A iniciativa foi comunicada durante uma coletiva de imprensa da Saúde realizada na tarde desta quarta-feira, 21, no Palácio do Buriti. Atualmente, o Distrito Federal possui 54 postos de vacinação espalhados pela cidade, os quais serão redobrados e reforçados pela Secretaria de Saúde. 

Na oportunidade, o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, informou que os cidadãos da faixa etária mencionada não precisarão fazer o agendamento para serem imunizados.

A ampliação no calendário através deste mutirão de vacinação se tornará uma realidade mediante a chegada de um novo lote contendo 87 mil doses de vacinas contra a Covid-19. 

No que compete ao horário de atendimento nos postos de vacinação, bem como a lista de unidades em funcionamento no fim de semana mencionado, devem ser divulgados até a próxima quinta-feira, 22. O chefe da Casa Civil destacou que a medida será capaz de reduzir expressivamente as filas nos postos de imunização e assim, evitar aglomerações. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
imagem do cartão
Você foi selecionado para ter um cartão de crédito, sem anuidade hoje mesmo.
Faça sua aplicação!
277 pessoas solicitando no momento...

“Esses postos serão divididos entre os que vão aplicar a primeira dose e os que darão a segunda”, explicou Rocha.

“Além disso, a Polícia Militar e agentes de saúde vão monitorar os pontos de vacinação. O objetivo é informar a população de quantas doses estão dispostas naquele ponto e se efetivamente terá a vacina quando chegar a vez da pessoa”, alegou.

Enquanto isso, a previsão do Governo do Distrito Federal é para que 180 mil pessoas sejam vacinadas com a segunda dose até o final deste mês de julho. Em complemento, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, informou que 170 mil vacinas foram reservadas na Rede de Frio da Saúde, enquanto o restante deve ser entregue pelo Ministério da Saúde nos próximos dias. 

O atendimento deste grupo prioritário sem a obrigatoriedade da vacinação funcionará como um teste por parte do Governo do Distrito Federal. O último grupo atendido, composto por adultos com 40 anos ou mais, esgotou todas as vagas na última segunda-feira.

Postos exclusivos serão reservados para a aplicação da segunda dose nos dias do mutirão, além do que, gestantes e puérperas não poderão ser imunizadas nestes dias.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR.