O aplicativo Meu INSS reúne diversas funções online para os beneficiários para que eles não precisem sair de casa. Saiba aqui como pedir o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por meio do aplicativo.
O que é BPC?
O BPC é um benefício concedido pela previdência social para garantir renda mínima para idosos com mais de 65 anos, e demais pessoas com deficiência que não possam trabalhar.
A inclusão no programa, é realizada por meio de uma avaliação médica, se fazendo necessário o laudo que comprove a doença.
O INSS leva em conta ainda a renda familiar per capita da família do beneficiário, que não pode ultrapassar 25% do salário mínimo.
Qual o valor do benefício?
O valor do benefício é de um salário mínimo, que hoje está no valor de R$1.100.
Como solicitar?
Os cidadãos que podem receber o benefício pago pelo instituto podem fazer a solicitação e podem ir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é o centro de atendimento em que se realiza o cadastro no CadÚnico.
O beneficiário deve buscar o Cras mais perto da sua casa. Neste período o atendimento presencial está sendo realizado com horário agendado.
Vale lembrar que o CadÚnico não é apenas um cadastro para as pessoas com deficiência e sim um cadastro familiar.
Podem fazer parte do cadastro: o requerente, o cônjuge ou companheiro, os pais e, na ausência de um deles, a madrasta ou padrasto, os irmãos solteiros, os filhos e enteados solteiros e os menores tutelados, desde que vivam no mesmo endereço. Documentos de toda família devem ser levados para realização do cadastro.
Como solicitar o BPC pela internet?
Depois de ter feito seu cadastro no CadÚnico, é preciso entrar no aplicativo Meu INSS, e seguir o passo a passo:
- Crie um login e uma senha para acessar seu perfil no Meu INSS;
- O login será seu CPF e uma senha criada por você;
- O site irá fazer perguntas para confirmar sua identidade. Depois, é possível fazer o requerimento. Se o BPC for solicitado em seu nome, você deve responder seus dados. Mas se for para terceiros, use os dados dele no cadastro do Meu INSS.;
- No aplicativo,é só entrar em: Agendamentos/Solicitações, depois Benefícios Assistenciais, clicar em Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência e Atendimento à distância;
- Envie a documentação solicitada no aplicativo Meu INSS;
- Acompanhe a situação do seu requerimento com frequência, porque o processo será feito on-line durante a pandemia;
- Há uma lupa no requerimento feito: clique nela para acompanhar seu processo.
- O INSS também irá se comunicar com você pelo site ou aplicativo.