Na sexta-feira (9), o governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou a atualização do decreto estadual com medidas de combate à pandemia de covid-19. A partir dessa segunda-feira (12), o comércio do Ceará passa a funcionar em novo horário.
De acordo com o anúncio, houve a ampliação do horário do comércio de rua e de shopping. A declaração foi feita em uma transmissão ao vivo nas redes sociais. Juntamente com o governador, estava o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).
Conforme definido pelo decreto, as mudanças serão:
- Comércio de rua: passa a funcionar a partir das 9h (anteriormente, a abertura era às 10h)
- Comércio de shopping: passa a funcionar a partir das 10h (anteriormente, a abertura era às 12h)
O toque de recolher segue a partir das 23h. Esse horário vale para todos os dias durante a medida.
Duração do decreto para o funcionamento do comércio do Ceará
O novo decreto valerá entre os dias 12 e 25 de julho. Com o fim desse período estabelecido, o governador deve anunciar novas medidas.
O governador afirmou que o cenário geral segue melhorando. Apesar disso, ele destaca a necessidade de prudência, prevenção e precaução. Até que a vacinação chegue a todos, há a orientação de manter o cuidado durante a pandemia.
Números da pandemia no Ceará
Durante o anúncio, o Dr. Cabeto indicou os principais números da pandemia no estado. Ele destacou os números estáveis em tendência de queda. A taxa de transmissão apresentou redução. Ela está abaixo de 1 — ou seja, há redução com tendência de mais queda.
Em Fortaleza, essa taxa caiu de 0,89 para 0,87. Nas outras macrorregiões, houve quedas similares ou taxas se mantendo igual.
Conforme o especialista, os números mostram que a taxa de positividade no Ceará está por volta de 21%, enquanto a taxas dos exames para detectar o covid-19 em Fortaleza está em 10%.
Nos dados assistenciais das UPAs, houve redução do número de pacientes com síndrome gripal. A maioria dos atendimentos possui formas leves. De qualquer modo, ele destacou a necessidade de manter os cuidados — mediante uso de máscara, evitando aglomerações e mantendo o distanciamento social.