Comércio do Ceará passa a funcionar em novo horário a partir desta segunda (12)

Na sexta-feira (9), o governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou a atualização do decreto estadual com medidas de combate à pandemia de covid-19. A partir dessa segunda-feira (12), o comércio do Ceará passa a funcionar em novo horário.

Comércio do Ceará passa a funcionar em novo horário a partir desta segunda (12)
Comércio do Ceará passa a funcionar em novo horário a partir desta segunda (12) (Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

De acordo com o anúncio, houve a ampliação do horário do comércio de rua e de shopping. A declaração foi feita em uma transmissão ao vivo nas redes sociais. Juntamente com o governador, estava o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

Conforme definido pelo decreto, as mudanças serão:

  • Comércio de rua: passa a funcionar a partir das 9h (anteriormente, a abertura era às 10h)
  • Comércio de shopping: passa a funcionar a partir das 10h (anteriormente, a abertura era às 12h)

O toque de recolher segue a partir das 23h. Esse horário vale para todos os dias durante a medida.

Duração do decreto para o funcionamento do comércio do Ceará

O novo decreto valerá entre os dias 12 e 25 de julho. Com o fim desse período estabelecido, o governador deve anunciar novas medidas.

O governador afirmou que o cenário geral segue melhorando. Apesar disso, ele destaca a necessidade de prudência, prevenção e precaução. Até que a vacinação chegue a todos, há a orientação de manter o cuidado durante a pandemia.

Números da pandemia no Ceará

Durante o anúncio, o Dr. Cabeto indicou os principais números da pandemia no estado. Ele destacou os números estáveis em tendência de queda. A taxa de transmissão apresentou redução. Ela está abaixo de 1 — ou seja, há redução com tendência de mais queda.

Em Fortaleza, essa taxa caiu de 0,89 para 0,87. Nas outras macrorregiões, houve quedas similares ou taxas se mantendo igual.

Conforme o especialista, os números mostram que a taxa de positividade no Ceará está por volta de 21%, enquanto a taxas dos exames para detectar o covid-19 em Fortaleza está em 10%.

Nos dados assistenciais das UPAs, houve redução do número de pacientes com síndrome gripal. A maioria dos atendimentos possui formas leves. De qualquer modo, ele destacou a necessidade de manter os cuidados — mediante uso de máscara, evitando aglomerações e mantendo o distanciamento social.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.