Nesta segunda-feira (12), os paulistas com 37 anos começarão a receber a vacina contra a Covid-19. Com isso, o calendário de vacinação da COVID está sendo antecipado pela Prefeitura de São Paulo.
O anúncio da antecipação do calendário de vacinação da COVID do município de São Paulo foi feito na última quinta-feira (8). Segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB), a estimativa é que sejam vacinadas, aproximadamente, 149 mil pessoas.
As pessoas de 37 e 38 anos iriam começar a serem vacinados a partir de hoje. Porém, na última sexta-feira (9), as pessoas com 38 anos sem comorbidades puderam receber a primeira dose do imunizante.
A antecipação do calendário de vacinação da COVID aconteceu após recomendação do governo de São Paulo. A programação era que na sexta não houvesse vacinação, ou seja, apenas repescagem.
Para atender o calendário de vacinação da COVID do município, a capital conta com 60 pontos de imunização. Com isso, a expectativa é que todo esse grupo tome a primeira dose para que seja possível avançar o calendário planejado pelo governo do Estado.
O governador Joao Doria estuda aplicar a segunda dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer. Com isso, a ideia é antecipar a complementação da imunização para que a doença seja controlada, assim como a variante delta que surgiu na Índia.
De acordo com o prefeito de São Paulo, cerca de 87 mil pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada. Esses cidadãos devem procurar os postos de vacinação, durante as fases de repescagem, para completar a imunização.
Para receber a dose é necessário apresentar comprovante de residência na capital e um documento de identificação. A imunização do novo grupo será possível devido ao recebimento de uma remessa extra de doses de vacina.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que a entrega das doses estão acontecendo antes do previsto. Dessa maneira, com o atual ritmo, será possível aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid antes do previsto.
A estimativa é que toda a população adulta do município de São Paulo receba a 1ª dose até o início do mês de agosto. Mesmo assim, a prefeitura não informou as datas de vacinação para as outras idades.
Novo calendário de vacinação em São Paulo
As informações abaixo valem para todo estado, e foram anunciados na manhã de ontem (11) pelo governador João Doria.