Calendário de vacinação da COVID-19 nas principais capitais do Brasil esta semana

Pontos-chave
  • Nesta terça-feira, o município de Manaus está vacinando as pessoas de 24 anos;
  • A capital pernambucana começou a aplicar a vacina contra a Covid-19 nas pessoas sem comorbidades a partir de 37 anos;
  • Amanhã (7), a Prefeitura de São Paulo começará a imunizar as pessoas com 40 anos;

O calendário de vacinação da COVID começou no Brasil no mês de janeiro. Com isso, após seis meses já há regiões que estão vacinando pessoas na faixa etária de 30 anos. Cada região segue o Plano Nacional de Imunização (PNI).

Calendário de vacinação da COVID-19 nas principais capitais do Brasil esta semana
Calendário de vacinação da COVID-19 nas principais capitais do Brasil esta semana (Imagem: Marcelo Ferreira/CB)

O Brasil está usando as vacinas da AstraZeneca/Oxford, Coronavac/Butantan e Pfizer/BioNTech. Porém, no último mês a vacina da Janssen/ johnson e johnson chegou ao país para ser usada no PNI.

A distribuição das doses está acontecendo de forma proporcional ao número de residentes. Porém, a região de do Amazonas recebeu um reforço no número de doses após ser identificada na região a variante indiana.

Calendário de vacinação da COVID em Manaus

Nesta terça-feira, o município de Manaus está vacinando as pessoas de 24 anos. Além dessa faixa etária, a região continua imunizando as gestantes e puérperas e os trabalhadores das Forças Armadas e de segurança e salvamento.

Para receber a dose é necessário apresentar os seguintes documentos nos pontos de vacinação: Documento de identificação com foto; CPF; Comprovante de residência, original e cópia.

Para evitar aglomerações, o município dispõe do Filômetro que disponibiliza o movimento de cada ponto. Com isso, é possível escolher outro ponto que não tenha uma fila de espera tão grande. Os sete pontos de vacinação funcionam das 9h às 16h:

  • Shopping Phelippe Daou, avenida Camapuã, 2.939, Jorge Teixeira, zona Leste (Apenas para pedestres);
  • Parque Municipal do Idoso (PMI), rua Rio Mar, 1.324, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul (Apenas para pedestres);
  • Studio 5 Centro de Convenções, avenida General Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.555, Distrito Industrial 1, zona Sul (Apenas para pedestres);
  • Clube do Trabalhador do Sesi/AM, avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1, zona Leste (Apenas para pedestre e drive-thru);
  • Centro de Convenções de Manaus, “sambódromo”, avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro, zona Oeste (Apenas drive-thru);
  • Centro de Convenções Vasco Vasques, avenida Constantino Nery, 5.001, Flores, zona Centro-Sul (Apenas para pedestres);
  • Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandu, 119, Cidade Nova, zona Norte (Apenas para pedestres).

Calendário de vacinação da COVID em Recife

A capital pernambucana começou a aplicar a vacina contra a Covid-19 nas pessoas sem comorbidades a partir de 37 anos.

Durante o anúncio, o prefeito João Campos aproveitou para avisar que quem recusar a dose só vai poder remarcar após 60 dias.

Calendário de vacinação da COVID-19 nas principais capitais do Brasil esta semana
Calendário de vacinação da COVID-19 nas principais capitais do Brasil esta semana (Imagem: Arthur Mota/Folha de Pernambuco)

Para receber a dose é necessário fazer o agendamento no site Conecta Recife de anexar uma cópia de um documento oficial de identidade e um comprovante de residência.

Esses mesmos documentos devem ser levados no dia da vacinação. A estimativa é que o grupo a partir de 37 anos seja composto por 81 mil pessoas.

Segundo Campos, se o Governo Federal cumprir o calendário de entrega dos lotes será possível imunizar toda a população adulta de Recife até o mês de setembro.

Atualmente, a capital dispõe de doses das vacinas da AstraZeneca, Pfizer, CoronaVac e Janssen. Veja abaixo os pontos de vacinação:

  • Unicap (Boa Vista);
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
  • Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo;
  • Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
  • Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
  • Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
  • UniNassau, nas Graças;
  • UPA-E do Ibura.

Calendário de vacinação da COVID em Porto Alegre

Nesta semana, a capital planeja vacinar as pessoas que tenham 37 anos. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre, caso novas doses dos imunizantes sejam entregues o calendário de vacinação seja ampliado para novas idades.

Hoje (6), o público-alvo são as pessoas sem comorbidades a partir dos 41 anos. Na quarta-feira (7), a vacinação será destinada para as pessoas de 39 e 40 anos. Seguindo esse planejamento, na quinta será a vez das pessoas de 38 anos e, por fim, na sexta para as pessoas de 37 anos.

Calendário de vacinação da COVID em São Paulo

Amanhã (7), a Prefeitura de São Paulo começará a imunizar as pessoas com 40 anos. Para receber a dose é preciso apresentar no posto de vacinação um documento com foto, CPF e comprovante de residência.

Na sexta-feira (9) e sábado (10) será a repescagem para as pessoas de 41 anos que não conseguiram receber a dose na última segunda-feira (5). O pré-cadastro é feito no site Vacina Já e tem como intuito diminuir o tempo de espera nos postos de vacinação.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.