Como identificar que tomei a dose vencida da AstraZeneca?

Na semana passada, o Ministério da Saúde informou que algumas cidades aplicaram dose vencida da AstraZeneca. Com isso, os brasileiros que já haviam recebido a primeira dose ficaram apreensivos e buscaram por mais informações nos postos de vacinação.

Como identificar que tomei a dose vencida da Astrazeneca?
Como identificar que tomei a dose vencida da AstraZeneca? (Imagem: Justin Tallis/ AFP)

De acordo com o ministério, cerca de 26 mil dose vencida da Astrazeneca foram aplicadas em 1.532 municípios brasileiros. Porém, para saber se foi um dos cidadãos que recebeu a vacina fora do prazo de validade não precisa ir a um dos postos de vacinação.

Para conferir, basta verificar a carteirinha de vacinação contra a Covid-19 entregue pelo ponto de imunização. Nesse documento há a data da aplicação, o nome da vacina, o número do lote e a data que a 2ª dose será aplicada.

Segundo o Ministério da Saúde, oito lotes foram usados após sua data de validade. Dessa maneira, basta conferir se o lote indicado na carteirinha é um dos que estão abaixo e se a dose foi aplicada após a data de seu vencimento:

Número do lote Vencimento

 

4120Z001

 

29 de março

 

4120Z004

 

13 de abril

 

4120Z005

 

14 de abril

 

CTMAV501

 

30 de abril

 

CTMAV505

 

31 de maio

 

CTMAV506

 

31 de maio

 

CTMAV520

 

31 de maio

 

4120Z025

 

04 de junho

Esses lotes correspondem a 3,9 milhões de vacinas, sendo que 3,76 milhões dessas doses foram aplicadas dentro do prazo de validade. Além disso, até 19 de junho,  113.976 doses ainda não tinham sido aplicadas.

Com isso, foi identificada a aplicação de 25.935 doses fora do prazo de validade. Segundo Ministério da Saúde, a cidade que mais aplicou doses vencidas foi Maringá. O município contabiliza que 3.536 pessoas receberam a vacina vencida.

Em segundo lugar ficou Belém (PA), onde foram aplicadas 2.673 doses vencidas. São Paulo, Nilópolis e Salvador contabilizam 996, 852 e 824 doses vencidas, respectivamente. As demais cidades tiveram menos de 700 doses.

A orientação do Ministério da Saúde é de quem recebeu a vacina de um desses lotes se dirija a um dos postos de saúde de seu município com a carteira de vacinação. No local será registrado o erro vacinal e serão informadas as orientações necessárias.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI) contra Covid-19, quem tomou o imunizante vencido precisa se revacinar. A reaplicação da dose deve acontecer, pelo menos, 28 dias depois de ter recebido a dose administrada fora da validade.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.