Na Paraíba, os donos de veículos com placa final 6, têm até hoje, 30, para pagar o IPVA 2021 com desconto de 10%. O tributo deve ser quitado à vista para que o contribuinte tenha acesso ao desconto. Saiba mais.
Segundo o governo estadual, os contribuintes tem duas opções de pagamento do IPVA. O imposto pode ser pago em até três parcelas, ou pode ser pago à vista no dia 31 de agosto. Estas duas opções não possuem o desconto de 10% e nem juros e multas.
Como imprimir os boletos de pagamento do IPVA 2021 Paraíba
Para imprimir os boletos de pagamento é necessário acessar o site da Sefaz e do Detran. O pagamento pode ser efetuado nas agências bancárias do Banco do Brasil e da Caixa Econômica. É possível pagar ainda nos serviços de autoatendimento, casas lotéricas ou nos aplicativos de bancos.
A Sefaz ampliou os locais de pagamento do IPVA para os contribuintes que escolherem no momento da impressão a ‘Ficha de Compensação’, podendo pagá-la em casas lotéricas e correspondentes de toda a rede bancária.
Caso ele prefira o Documento de Arrecadação (DAR), o pagamento deve ser feito somente no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
É preciso se atentar às regras da impressão para o pagamento por Ficha de Compensação. A primeira regra é a respeito do tempo de espera para pagar, que possui um limite de até 60 minutos para ser registrado no sistema de pagamentos da rede bancária.
Isto significa que se o pagamento for efetuado na mesma data de impressão, em razão das normas atuais da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os contribuintes precisarão esperar até 60 minutos antes de pagar diretamente na rede bancária ou nas lotéricas.
Isenção do IPVA
As categorias como portadores de deficiência física, deficiência visual, mental ou autista, taxistas, veículos cadastrados no Ministério do Turismo na qualidade de transporte turístico; motofretistas e de motoboys até 150 cilindradas, de placa final 6, que solicitaram, em 2020 a isenção do IPVA, devem enviar a documentação através de email até hoje para comprovar a isenção e usufruir do benefício em 2021.
A partir de hoje (30) também, já é possível solicitar a isenção para 2022. A documentação deve ser enviada em formato PDF para o email: para gerencia.itcd.ipva@sefaz.pb.gov.br
É exigido o envio do documento do veículo; carteira de habilitação; comprovante de residência; e o laudo médico ou a autorização de compra do ICMS.