Valor do IPVA, licenciamento e renovação da CNH nas principais capitais

Pontos-chave
  • IPVA é um dos tributos obrigatórios para os donos de automóveis;
  • Renovação da CNH foi retomada em todo país;
  • Em São Paulo, o Detran se uniu ao Poupatempo para agilizar os serviços relativos aos veículos.

O IPVA e o licenciamento são tributos obrigatórios para os donos de veículos no país e deve ser pago anualmente. No início deste ano, a renovação da CNH foi retomada em todo o país e um calendário foi organizado para que todos pudessem fazer o procedimento. Confira as informações sobre os tributos e também, sobre a renovação da CNH em São Paulo, Rio de Janeiro e em Vitória.

Valor do IPVA, licenciamento e renovação da CNH nas principais capitais
Valor do IPVA, licenciamento e renovação da CNH nas principais capitais (Imagem FDR)

IPVA em Vitória 

O governo do Espírito Santo anunciou um decreto que prorroga o pagamento do ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) do Simples Nacional e também o recolhimento do IPVA 2021 por três meses.

Os contribuintes já podem emitir o DUA (Documento Único de Arrecadação) através do site da Secretaria da Fazenda, para atualizar a data de vencimento do boleto.

Quem já emitiu o boleto mas ainda não pagou pode emitir um novo se quiser aproveitar o novo prazo de pagamento.

Os pagamentos em cota única até o vencimento seguem com um desconto de 5%. Os donos de veículos leves podem parcelar o tributo em até quatro vezes. Já quem possui veículos pesados podem parcelar em até duas vezes.

O pagamento pode ser feito através do internet banking e também em um equipamento de autoatendimento do banco que preferir.

Imagem: Divulgação / Governo do ES

Fortaleza

Neste ano, o IPVA teve uma queda média de 4,95% em seu valor na comparação com 2020, de acordo com a Sefaz-CE (Secretaria da Fazenda do Ceará). Os contribuintes que optaram pela cota única foram beneficiados com um desconto de 5%.

  • Boleto do IPVA CE 2021

Para emitir os boletos, os proprietários de veículos podem acessar o site da Secretaria da Fazenda ou baixar o aplicativo “Meu IPVA”, disponível gratuitamente nas lojas Play Store (para aparelhos de celular Android) e App Store (aparelhos iPhone).

Datas de pagamentos do IPVA 2021 no Ceará

Forma de pagamento Data
1ª parcela 10 de fevereiro
2ª parcela 10 de março
3ª parcela 12 de abril
4ª parcela 10 de maio
5ª parcela 10 de junho

Os motoristas também podem fazer consultas no aplicativo “Meu IPVA”, além de emitir o Certificado de Arrecadação do Estado (DAE), através da plataforma, que está disponível nas lojas Play Store e App Store.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o calendário do IPVA 2021 foi divulgado. Os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única terão um desconto de 3%.

O pagamento da cota única ou da primeira parcela para veículos com placa final 0 deve ser efetuado até 21 de janeiro.

Quem optar pelo parcelamento pode dividir o valor do tributo em até 3 vezes, sem desconto e segundo o final da placa do veículo.

  • Pagamento

Para pagar do IPVA é necessária a Guia de Regularização de Débitos (GDR) que pode ser acessada através do site da Sefaz RJ ou do Banco Bradesco. Será preciso informar o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

  • Calendário Licenciamento 2021 RJ

Para o licenciamento 2021, foi organizado um calendário com quatro datas. Os veículos com placa final 1 ou 2, pagam até o dia 30 de dezembro. Já os com final 3, 4 ou 5, devem efetuar o pagamento até 31 de outubro.

Até o dia 30 de novembro devem pagar os proprietários de automóveis com finais de placa 6, 7 ou 8. E, por fim, aqueles que terminam em 9 ou 0 devem fazer a regularização até 31 de dezembro.

O licenciamento neste ano é totalmente digital. Para emiti-lo basta acessar o site do Detran, fazer o download e pagar a Guia de Regularização de Taxas (GFT), no valor de R$219,37.

IPVA 2021 CE: Passo a passo para emitir boleto de pagamento
IPVA, licenciamento e CNH(Imagem: Thiara Montefusco/Governo do Estado do Ceará)

São Paulo

Em São Paulo, o Detran se uniu ao Poupatempo neste ano. Esta parceria disponibilizou opções para garantir facilidade aos que querem licenciar o veículo antecipadamente, junto com o pagamento do IPVA gerido pela Secretaria da Fazenda e Planejamento.

O IPVA 2021 pode ser pago à vista, com desconto, ou em parcelas, seguindo o calendário de vencimento.

Os motoristas que não optarem por pagar o CRLV antecipadamente, podem esperar o calendário de vencimento anual, que foi organizado de acordo com o número final da placa do veículo.

Tanto no caso do pagamento antecipado quanto para os efetuados nas datas definidas, o serviço pode ser solicitado através do portal do Poupatempo ou no aplicativo.

O pagamento para qualquer final de placa pode ser efetuado a partir de abril e até o último dia útil do mês referente ao número final da placa.

Pagamento do IPVA e Licenciamento

Para pagar as taxas do IPVA e do Licenciamento, os motoristas devem informar o número do Renavam nos terminais de autoatendimento, agências bancárias, internet banking ou casas lotéricas. Em meio ao processo, será necessário pagar possíveis débitos vinculados ao veículo.

O Licenciamento do veículo ficará disponível para download e impressão no item Licenciamento Digital no portal do Poupatempo ou aplicativo Poupatempo Digital.

Renovação da CNH

Em janeiro deste ano, foi retomada a obrigatoriedade de renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que foi suspensa em virtude da pandemia do coronavírus em 2020.

  • Calendário de renovação da CNH

Para começar é importante que você saiba que foi organizado um calendário de renovação da CNH. Confira as datas abaixo que foram definidas de acordo com o mês de vencimento:

Data de vencimento  Período para realizar a renovação 
1º a 31 de janeiro de 2020 1º a 31 de janeiro de 2021
1º a 29 de fevereiro de 2020 1º a 28 de fevereiro de 2021
1º a 31 de março de 2020 1º a 31 de março de 2021
1º a 30 de abril de 2020 1º a 30 de abril de 2021
1º a 31 de maio de 2020 1º a 31 de maio de 2021
1º a 30 de junho de 2020 1º a 30 de junho de 2021
1º a 31 de julho de 2020 1º a 31 de julho de 2021
1º a 31 de agosto de 2020 1º a 31 de agosto de 2021
1º a 30 de setembro de 2020 1º a 30 de setembro de 2021
1º a 31 de outubro de 2020 1º a 31 de outubro de 2021
1º a 30 de novembro de 2020 1º a 30 de novembro de 2021
1º a 31 de dezembro de 2020 1º a 31 de dezembro de 2021

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.