CNH vencida: PL que sugere diminuir pena e evitar suspensão será aprovado?

Projeto de lei prevê flexibilizar penalizações para quem estiver com a CNH vencida. Na última quarta-feira (23), foi aprovado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro um PL que suspende a apreensão do veículo de quem foi pego dirigindo com o documento em atraso. Segundo o texto, o titular poderá seguir seu caminho sem entraves com a blitz.

CNH vencida: PL que sugere diminuir pena e evitar suspensão será aprovado? (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
CNH vencida: PL que sugere diminuir pena e evitar suspensão será aprovado? (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Diante da pandemia do novo coronavírus, as unidades do Detran por todo o país tiveram seu funcionamento comprometido.

Desse modo, milhares de motoristas passaram a circular com a CNH vencida, tendo em vista os entraves para resolver a atualização do documento.

Situação dos motoristas cariocas

No Rio de Janeiro, a Assembleia Legislativa acaba de validar um projeto de lei que permite com que os motoristas sem a CNH em dia permaneçam circulando livremente.

Segundo o texto, o veículo só deverá ser apreendido caso o atraso seja maior que 30 dias, podendo ainda haver a possibilidade de negociação.

Sendo parado por uma blitz, o condutor terá 40 minutos para chamar outro habilitado para fazer a retirada do seu automóvel. Desse modo, ambos poderão sair sem que haja a apreensão imediata. A infração será sinalizada, mas o sujeito poderá ir até o Detran RJ para se regularizar.

Prazo para renovação da CNH

Para quem estiver em atraso, o Detran e Contran retomaram seus serviços e a atualização do documento deve ser feita a partir do cronograma abaixo:

  • CNH vencida entre 1º à 31 de julho de 2020: renovação deve ser feita entre 1º a 31 de julho de 2021;
  • CNH vencida entre 1º a 31 de agosto de 2020: renovação deve ser feita entre 1º a 31 de agosto de 2021;
  • CNH vencida entre 1º a 30 de setembro de 2020: renovação deve ser feita entre 1º a 30 de setembro de 2021;
  • CNH vencida entre 1º a 31 de outubro de 2020: renovação deve ser feita entre 1º a 31 de outubro de 2021;
  • CNH vencida entre 1º a 30 de novembro de 2020: renovação entre 1º a 30 de novembro de 2021;
  • CNH vencida entre 1º a 31 de dezembro de 2020: renovação entre 1º a 31 de dezembro de 2021;

Para mais informações sobre a CNH em todo o país acompanhe nossa página exclusiva dos serviços de trânsito nacionais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.