Curitiba anuncia vacinação da COVID-19 para caminhoneiros

Nesta terça-feira (29), a Prefeitura de Curitiba inicia a vacinação da COVID para caminhoneiros a partir dos 30 anos sem comorbidades. Os profissionais devem se dirigir ao Pavilhão da Cura, no Parque Barigui, das 8h às 17h, com entrada exclusiva pela BR-277.

Curitiba anuncia vacinação da COVID-19 para caminhoneiros
Curitiba anuncia vacinação da COVID-19 para caminhoneiros (Imagem: Pedro Ribas/SMCS)

A nova fase da campanha de vacinação da COVID em Curitiba contemplará os caminhoneiros com 30 anos ou mais. Para receber a dose não é preciso possuir nenhuma comorbidade.

Porém, é preciso apresentar comprovante de endereço de Curitiba e Carteira Nacional de Habilitação na categoria C ou E.

O comprovante de residência deve estar no nome do motorista ou de seu cônjuge. Caso seja usado um comprovante que tenha o nome do companheiro (a) é preciso apresentar certidão de união estável ou casamento.

A Prefeitura de Curitiba também solicita que o caminhoneiro apresente, no momento da vacinação da COVID, algum documento que comprove o exercício da profissão. Dessa maneira, poderão ser usado um dos seguintes documentos:

  • Comprovante de inscrição no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga;
  • Carteira de trabalho ou crachá funcional;
  • Contracheque com documento de identidade;
  • Carteira de sócio de cooperativa de transporte de carga (categoria motorista); ou
  • Carteira de sócio dos sindicatos de transporte (categoria motorista).

Vacinação de caminhoneiros

A vacinação da COVID para os caminhoneiros será com doses da vacina Janssen. Com isso, a imunização acontece com dose única facilitando a vida desses profissionais que passam meses longes de casa.

Na última segunda-feira (28), o município também deu início à imunização de motoristas e cobradores do transporte coletivo. Para essa categoria também está sendo utilizada a vacina da Janssen e a aplicação da dose está acontecendo diretamente nas garagens das empresas de ônibus.

Mesmo com essas novas duas categorias o município está enfrentando a paralisação da imunização por falta de doses. Apenas os caminhoneiros, profissionais ferroviários, motoristas e cobradores do transporte coletivo e equipes da limpeza pública estão sendo imunizados.

Os ferroviários devem agendar o horário da vacinação pelo aplicativo do município Saúde Já. Essas categorias estão recebendo as doses da vacina da Janssen. Porém, a vacinação por idade está suspensa desde segunda (28) por falta de doses da Coronavac e AstraZeneca.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.