13° salário dos funcionários do Rio de Janeiro será pago esse mês; veja datas

O Estado do Rio de Janeiro anunciou o pagamento de metade do 13º salário de servidores e pensionistas. Essa parcela será paga até o dia 30 deste mês. A prefeitura do Rio vai seguir a mesma medida, mas o pagamento será disponibilizado no quinto dia útil.

13º salário dos funcionários do Rio de Janeiro será pago esse mês; veja datas
13º salário dos funcionários do Rio de Janeiro será pago esse mês; veja datas (Foto: Jornal O Dia)

O pagamento 13º salário dos servidores incluirá 460 mil funcionários ativos, inativos e pensionistas. Com esse pagamento, a folha de pagamento será de R$ 1,6 bilhão.

Além disso, o pagamento dos trabalhadores e aposentados receberão o salário de junho, de acordo com  o calendário oficial.

Assim, o salário do mês de junho será depositado no dia 14 de julho, no décimo dia do mês. O governo do Rio não tem costume de realizar o pagamento do 13º salário dos servidores antecipado.

O ano de 2015 foi a última vez que os funcionários e pensionistas receberam o abono natalino antes da data prevista. 

Em 2020, a Secretaria estadual de Fazenda tentou antecipar o pagamento, mas, por conta da pandemia de Covid-19, só receberam a parcela os servidores nascidos nos meses entre janeiro e março.

Segundo o governador Cláudio Castro o recurso usado para o pagamento do 13º salário será “fruto de uma gestão eficiente e com respeito ao dinheiro público”.

A ideia é que o abono natalino antecipado possa ajudar os trabalhadores e movimente a economia da região.

Nesta segunda parcela acontecem os descontos do Imposto de Renda, caso o servidor seja contribuinte.

O pagamento normalmente é previsto para acontecer no final do ano, mas foi adiantado para não deixar trabalhadores e aposentados sem recursos para lidar com as despesas que aparecem durante esse período.

Antecipação da prefeitura

A prefeitura também anunciou a antecipação do pagamento para os seus funcionários. A parcela será paga no quinto dia útil de julho, junto com o salário referente ao mês de junho.

A segunda parcela será disponibilizada também no mês de dezembro, com seus devidos descontos tributários.

Apesar disso, os servidores ainda aguardam o pagamento do abono natalino do ano passado. Apenas os trabalhadores que ganham até R$ 4 mil e os funcionários das empresas públicas receberam.