13° salário dos servidores públicos no Ceará já tem data para ser pago

Servidores públicos do Ceará terão seu 13º salário antecipado. Nessa semana, o governador Camilo Santana informou que estará liberando o abono natalino de seus colaboradores. Segundo ele, o pagamento passará a ser feito a partir do dia 21 de junho, como medida de contenção da crise econômica do novo coronavírus.

13° salário dos servidores públicos no Ceará já tem data para ser pago
13° salário dos servidores públicos no Ceará já tem data para ser pago (Imagem: Montagem / FDR)

Enquanto a economia do país vive um total clima de tensão e instabilidade, prefeitos e governadores se desdobram para garantir injeções financeiras em suas regiões. No Ceará, os servidores públicos tiveram o 13º salário antecipado para esse mês de junho.

Calendário de pagamento do 13° salário no Ceará

Conforme o anunciado por Camilo, o benefício passará a ser liberado no próximo dia 21, se estendendo até o fim do mês de acordo com o fluxo de pagamento da folha pública.

Em entrevista, o gestor garantiu que até o início de julho todos os servidores serão contemplados com o abono.

“Hoje estamos aqui para anuciar que nós vamos antecipar o pagamento da primeira parcela do 13º terceiro dos servidos públicos do Estado do Ceará. Os servidores ativos, inativos, aposentados pensionistas. Isso representa mais de 130 mil servidores do Estado”, disse Camilo.

Impactos da covid-19

Durante a coletiva, o governador relembrou que essa é a primeira vez em anos que o 13º salário dos segurados será antecipado. De acordo com ele, a decisão foi necessária para minimizar os impactos financeiros da covid-19, sob a esperança de agitar um pouco mais os índices financeiros do estado.

“É um esforço para movimentar mais a economia do Estado e injetar dinheiro no comércio”, afirma gestor estadual.

Para custear a ação o governo investiu cerca de R$ 500 milhões. É válido ressaltar que o atual valor é referente apenas a primeira parcela do 13º, o que significa que ao fim do benefício o orçamento público terá um gasto de R$ 1 bilhão.

“Nesse prazo de 30 dias será praticamente dois bilhões e quinhentos milhões de reais injetados na economia do Estado do Ceará, com pagamento da folha normal e da primeira parcela do 13º aos servidores estaduais”, explicou.

Em Fortaleza os servidores também terão o benefício antecipado para junho e julho, a previsão é de que Servidores municipais 33.398 servidores e 17.268 aposentados e pensionistas sejam contemplados.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.