13° salário: Veja quais gastos PRIORIZAR na hora de usar o abono de Natal

O 13° salário é o dinheiro mais aguardado pelo trabalhador, já que é usado para aliviar as despesas de fim de ano e início do ano, como IPTU, IPVA e renovação de matrícula escolar. Neste post temos como objetivo te ajudar a tomar as melhores decisões na hora de gastar o abono natalino e fazer render esse dinheiro.

13° salário: Veja quais gastos PRIORIZAR na hora de usar o abono de Natal
13° salário: Veja quais gastos PRIORIZAR na hora de usar o abono de Natal (Imagem: Reprodução/Google)

O fim de ano vem cheio de despesas para o brasileiro, principalmente para quem tem filhos e é cobrado pela compra de presentes para a criançada. Porém, além da ceia de Natal e os presentes, há gastos mais importantes e que não podem ser adiados.

Além disso, usar o abono natalino para adiantar alguns pagamentos é uma ótima dica de economia, já que é possível conseguir descontos excelentes pela antecipação. Veja abaixo três dicas de como usar o 13° salário da melhor forma.

Pague as dívidas com o 13° salário

Começar o ano de 2021 sem nenhuma dívida é uma ótima escolha, já que não sabemos como será o próximo ano, devido à pandemia de Covid-19. Por isso, ter o nome limpo e crédito na praça é uma ótima escolha em tempos de crise.

Uma dica é renegociar suas dívidas. Atualmente está acontecendo o Feirão Serasa Limpa Nome, no qual é possível conseguir descontos de até 99%. O Feirão vai até o dia 21 de dezembro e possui parceria com várias empresas e bancos.

Pagas as despesas de início de ano

É nesse contexto que o cidadão preparado consegue bons descontos com a antecipação. Pagar antecipadamente o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), por exemplo, fará você ter acesso a descontos exclusivos.

Esses descontos são dados em todos os setores. Por isso, cabe buscar as ofertas nas instituições ou, mesmo, ligar e tentar negociar. Por exemplo, pagar a matrícula escolar antes ou do cursos de inglês, fará garantir o aluno na instituição e, com certeza, ter descontos.

Presentes de Natal

A ceia de Natal, assim como os presentes, não pode faltar. Porém, é possível gastar com responsabilidade.

A dica é estabelecer um limite de gastos e fazer uma planilha do que precisa comprar e quanto poderá gastar em cada um, antes de sair de casa.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.