O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou o pagamento da metade do 13º salário dos servidores e pensionistas. A parcela será paga para esses cidadãos no dia 30 deste mês. A Prefeitura do Rio também irá seguir a mesma medida. Porém, o pagamento só será disponibilizado no quinto dia útil.
O Estado do Rio anunciou a antecipação do 13º salário dos servidores e pensionistas na última segunda-feira (14). Neste momento será pago metade do valor no dia 30 de junho. Com isso, a folha de pagamento será de R$ 1,6 bilhão.
O pagamento 13º salário dos servidores incluirá 460 mil funcionários ativos, inativos e pensionistas. Além desse pagamento, os trabalhadores e aposentados receberão o salário de junho, conforme o calendário oficial.
Dessa maneira, o salário deste mês será depositado no dia 14 de julho, ou seja, no décimo dia útil do mês. O Governo do Estado não tem o costume de fazer o pagamento do 13º salário dos servidores antecipado.
Em 2015 foi a última vez que os funcionários e pensionistas receberam o abono natalino antes da data prevista. No ano passado, a Secretaria estadual de Fazenda tentou antecipar o pagamento. Porém, devido à pandemia de Covid-19, só receberam a parcela os servidores nascidos nos meses entre janeiro e março.
O governador Cláudio Castro afirmou que o recurso usado para o pagamento do 13º salário será “fruto de uma gestão eficiente e com respeito ao dinheiro público”. A ideia é que o abono natalino antecipado possa ajudar os trabalhadores e movimente a economia da região.
A segunda parcela tem os descontos do Imposto de Renda, caso haja. Seu pagamento, até o momento, está previsto para acontecer no fim do ano. Dessa maneira, não deixará os trabalhadores e aposentados sem recursos para lidar com as despesas que aparecem durante esse período.
13º Salário dos funcionários da Prefeitura
A Prefeitura do Rio também anunciou a antecipação do 13º. Essa será paga no quinto dia útil de julho, junto com o salário de junho. A segunda parcela será disponibilizada também no mês de dezembro, com seus devidos descontos tributários.
Porém, os servidores ainda aguardam o pagamento do abono natalino do ano passado. Somente os trabalhadores que ganham até R$ 4 mil e os funcionários das empresas públicas receberam.