13° salário dos funcionários no Rio de Janeiro cai hoje (15) na conta

Servidores do Rio de Janeiro terão o abono depositado em suas contas hoje. Nesta terça-feira (15), a Secretaria da Fazenda do Rio (Sefaz – RJ) estará liberando o pagamento do décimo terceiro salário para funcionários ativos, aposentados e pensionistas. O envio ocorrerá de forma integral, com previsão de uma despesa total de R$ 1,57 bilhão para 440.081 trabalhadores.

13° salário dos funcionários no Rio de Janeiro caí hoje (15) na conta (Foto : Thiago Freitas / Extra)
13° salário dos funcionários no Rio de Janeiro caí hoje (15) na conta (Foto : Thiago Freitas / Extra)

O décimo terceiro salário está entre os direitos garantidos na carteira de trabalho até mesmo para quem atua no serviço público.

Por meio dele, o cidadão passa a receber um pagamento duplo, apenas no mês de dezembro, sendo o seu valor final definido de acordo com o tempo de serviço prestado. No Rio de Janeiro, os depósitos foram iniciados hoje.

Governo afirma driblar a crise do Covid-19

De acordo com o atual governador, Cláudio Castro, a liberação de forma integral só poderá ser feita devido a recuperação da forte crise que afetou o estado.

Em coletiva, ele explicou que mesmo com os efeitos negativos do covid-19 poderá proporcionar aos servidores um fim de ano tranquilo e com dinheiro no bolso.

— É com imenso respeito aos servidores do Estado do Rio que encerramos 2020 sem ter atrasado os salários, mesmo diante da queda abrupta de receitas no primeiro semestre deste ano. Adotar medidas para quitar os compromissos era mais do que uma obrigação, era demonstração da importância que os servidores tiveram em um ano atípico. Sabemos que todos foram incansáveis em suas áreas — reforçou Cláudio Castro.

Além do pagamento do décimo, o gestor relembrou ainda que nos últimos 30 dias foram quitadas mais três folhas salariais para os servidores ativos e inativos. Ao todo, até esse momento, o estado recebeu uma injeção econômica de R$ 6 bilhões.

Os pagamentos referentes aos meses de outubro e novembro já foram todos quitados e a antecipação do abono anunciada logo na sequência. Quanto ao sucesso de tal operação, Cláudio agradeceu ao esforço de sua gestão de fiscalização, responsável por aumentar a receita.

Por fim, mencionou também os “acordos feitos, através do diálogo, com empresas que questionavam débitos na justiça, caso da Petrobras”.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.