O governo do Distrito Federal iniciou a distribuição do Cartão Prato Cheio. O programa irá beneficiar 32 mil famílias. Cada beneficiário irá receber um crédito de R$ 250 que deve ser usado para a compra de alimentos.
O Cartão Prato Cheio foi com o intuito de garantir a segurança alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade social.
O pagamento que seria por três meses foi estendido para seis meses, devido ao avanço da pandemia e as medidas de restrições sociais.
O custo do Cartão Prato Cheio será de R$ 8 milhões para o governo do Distrito Federal. As famílias são acompanhadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social. A lista com os aprovados está disponível no site do GDF Social.
Além disso, é possível verificar se o crédito está liberado. Para ter acesso à informação será necessário usar o número do CPF. Caso o valor esteja disponibilizado será indicado o dia e o local para a retirada do cartão.
Segundo o governo do DF, mais de 6 mil beneficiários faltam fazer a retirada do Cartão Prato Cheio nas agências do Banco de Brasília (BRB). Esses cartões ficarão disponíveis para retirada até o dia 9 de julho.
A retirada do Cartão Prato Cheio poderá ser feita das 8h às 14h, precisando apresentar um documento de identificação com foto e CPF. Depois é só fazer o desbloqueio do cartão que pode ser diretamente no banco ou na Central de Atendimento pelo telefone 3029-8440.
As entregas iniciaram no início do mês e o BRB dividiu os beneficiários, conforme a primeira letra do nome, para que não houvesse aglomerações. Dessa maneira, a entrega aconteceu em ordem alfabética:
- A a D (03/06);
- E a I (04/06);
- J a L (05/06);
- M a O (06/06);
- P a Z (07/06).
A agência é selecionada conforme os dados informados no cadastro. Dessa maneira, é escolhida a agência mais próxima do endereço indicado pelo beneficiário. Essa seleção é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Social.
O cartão pode ser usado na função débito para compras de alimentos. Dessa maneira, deve ser realizadas compras em mercados, supermercados ou atacadões.
Os beneficiários podem consultar o saldo pelo aplicativo BRB Social, desenvolvido pela instituição financeira responsável pelo pagamento.