Detran-DF publica em breve a lista de aprovados no Habilitação Social

Moradores do Distrito Federal poderão tirar a CNH gratuitamente. Na próxima terça-feira (15), os candidatos do Programa Habilitação Social devem ficar atentos. De acordo com os informes concedidos pelo Detran DF, será liberada a lista com o nome dos selecionados. Abaixo, saiba como conferir.

Detran-DF publica em breve a lista de aprovados no Habilitação Social (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Detran-DF publica em breve a lista de aprovados no Habilitação Social (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Programa Habilitação Social funciona como uma porta de entrada e fomento ao mercado de trabalho, por meio da obtenção gratuita da CNH. Nessa seleção, cerca de 29 mil pessoas tentaram uma vaga, sendo selecionados aproximadamente 5 mil candidatos para todos os tipos de categoria do documento.

Processo de consulta

Para saber se foi aceito ou não no projeto, o cidadão deve acompanhar o Portal de Serviços do Detran, disponível através do link https://portal.detran.df.gov.br/. Ao acessar a página, é preciso selecionar a aba do programa e digitar os dados de identificação pessoal para conferir a listagem.

Público beneficiário do projeto

Segundo o Detran DF o programa deverá atender especificamente a população de baixa renda da região. Além de garantir a CNH gratuitamente, ele concede a renovação dos exames médicos exigidos para habilitação, troca de permissão para dirigir pela CNH Definitiva e a adição ou alteração de categoria da habilitação.

Confirme explica o diretor-geral do Detran, Zélio Maia, o Programa Habilitação Social deve ser visto como uma oportunidade de modificação de vidas.  “Vamos possibilitar, a pessoas de baixa renda, a concretização de um sonho, abrir portas, como a inserção no mercado de trabalho”.

Prazo de matrícula

Uma vez em que a lista for divulgada, os selecionados terão até 15 dias para efetivarem suas matriculas. Devido a pandemia do novo coronavírus, o procedimento permanecerá sendo realizado online, através da página do Detran.

Na sequência, o cidadão terá mais 15 dias para efetuar a abertura do processo no Registro Nacional de Condutores (Renach). Caso não cumpra esses prazos, perderá o direito ao benefício.

Sobre o Programa Habilitação Social

Com foco nas pessoas de baixa renda, o projeto objetiva incentivar a formação, qualificação e habilitação profissional de trabalhadores, através da concessão gratuita da primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH nas categorias A ou B, adição de categoria A ou B, alteração para as categorias C, D ou E, renovação e troca pela habilitação definitiva.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.