Detran-DF publica em breve a lista de aprovados no Habilitação Social

Moradores do Distrito Federal poderão tirar a CNH gratuitamente. Na próxima terça-feira (15), os candidatos do Programa Habilitação Social devem ficar atentos. De acordo com os informes concedidos pelo Detran DF, será liberada a lista com o nome dos selecionados. Abaixo, saiba como conferir.

Detran-DF publica em breve a lista de aprovados no Habilitação Social (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Detran-DF publica em breve a lista de aprovados no Habilitação Social (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Programa Habilitação Social funciona como uma porta de entrada e fomento ao mercado de trabalho, por meio da obtenção gratuita da CNH. Nessa seleção, cerca de 29 mil pessoas tentaram uma vaga, sendo selecionados aproximadamente 5 mil candidatos para todos os tipos de categoria do documento.

Processo de consulta

Para saber se foi aceito ou não no projeto, o cidadão deve acompanhar o Portal de Serviços do Detran, disponível através do link https://portal.detran.df.gov.br/. Ao acessar a página, é preciso selecionar a aba do programa e digitar os dados de identificação pessoal para conferir a listagem.

Público beneficiário do projeto

Segundo o Detran DF o programa deverá atender especificamente a população de baixa renda da região. Além de garantir a CNH gratuitamente, ele concede a renovação dos exames médicos exigidos para habilitação, troca de permissão para dirigir pela CNH Definitiva e a adição ou alteração de categoria da habilitação.

Confirme explica o diretor-geral do Detran, Zélio Maia, o Programa Habilitação Social deve ser visto como uma oportunidade de modificação de vidas.  “Vamos possibilitar, a pessoas de baixa renda, a concretização de um sonho, abrir portas, como a inserção no mercado de trabalho”.

Prazo de matrícula

Uma vez em que a lista for divulgada, os selecionados terão até 15 dias para efetivarem suas matriculas. Devido a pandemia do novo coronavírus, o procedimento permanecerá sendo realizado online, através da página do Detran.

Na sequência, o cidadão terá mais 15 dias para efetuar a abertura do processo no Registro Nacional de Condutores (Renach). Caso não cumpra esses prazos, perderá o direito ao benefício.

Sobre o Programa Habilitação Social

Com foco nas pessoas de baixa renda, o projeto objetiva incentivar a formação, qualificação e habilitação profissional de trabalhadores, através da concessão gratuita da primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH nas categorias A ou B, adição de categoria A ou B, alteração para as categorias C, D ou E, renovação e troca pela habilitação definitiva.

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.