13° salário do INSS encerra calendário de antecipação com NIS final 0

Nesta terça-feira (8), o Instituto Nacional do Seguro Social finaliza o pagamento da primeira parcela de antecipação do 13° salário do INSS. Com isso, os beneficiários que possuem o final do pagamento terminado em 0 poderão sacar o valor.

13° salário do INSS encerra calendário de antecipação com NIS final 0
13° salário do INSS encerra calendário de antecipação com NIS final 0 (Imagem: montagem/FDR)

A antecipação do 13° salário do INSS é uma das medidas do governo que visa minimizar os impactos gerados pela pandemia de Covid-19. Com isso, libera o pagamento do abono natalino no primeiro semestre.

O pagamento do 13° salário do INSS ocorre no segundo semestre do ano e contempla os aposentados e pensionistas. São duas parcelas, sendo a primeira entre os meses de agosto e setembro e a segunda entre novembro e dezembro.

Essa última possui as reduções tributárias correspondentes ao Imposto de Renda, caso seja a situação. O intuito é contribuir para as despesas de fim e início de ano, como IPTU e IPVA. No ano passado, devido à pandemia, o Instituto decidiu antecipar o pagamento.

Dessa maneira, as duas parcelas foram pagas em abril e maio, respectivamente. Para este ano, o governo anunciou a antecipação do 13° salário do INSS antes mesmo da aprovação do Orçamento Geral da União 2021.

Devido ao atraso para sua aprovação, a antecipação só pôde ser liberada no mês de maio. Com isso, a primeira parcela começou a ser paga no dia 25 para os beneficiários que recebem apenas um salário mínimo.

Nesta terça-feira, o INSS pagará a primeira parcela de antecipação do abono natalino para os aposentados e pensionistas que possuem o número do benefício terminado em 0. Foram ao todo, dez dias de pagamentos, sendo um grupo por dia. Veja as datas abaixo:

Benefícios com valor de até um salário mínimo
Final 1ª parcela do 13º
1 25 de maio
2 26 de maio
3 27 de maio
4 28 de maio
5 31 de maio
6 01 de junho
7 02 de junho
8 04 de junho
9 07 de junho
0 08 de junho

Além disso, hoje chega ao fim o calendário de pagamento dos beneficiários que recebem mais que o piso nacional. Esse calendário dura cinco dias e paga dois grupos por vez. Dessa maneira, hoje (8) recebe o final 5 e 0:

Benefícios com valor acima de um salário mínimo
Final 1ª parcela do 13º
1 e 6 01 de junho
2 e 7 02 de junho
3 e 8 04 de junho
4 e 9 07 de junho
5 e 0 08 de junho

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.