13° salário do INSS: Dicas para usar a grana extra da melhor forma na pandemia

INSS começou a liberar 13º salário para seus segurados. Na última semana, a previdência social federal deu início ao pagamento da primeira parcela o abono natalino. O benefício, normalmente liberado em dezembro, foi antecipado com o objetivo de auxiliar na crise do novo coronavírus. Saiba como utiliza-lo conscientemente.

13° salário do INSS: Dicas para usar a grana extra da melhor forma na pandemia (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
13° salário do INSS: Dicas para usar a grana extra da melhor forma na pandemia (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Se você vai receber os valores do 13º salário pelo INSS fique atento. Apesar da injeção financeira inesperada, é preciso saber utiliza-la para evitar futuros problemas. Diante da atual crise econômica que afeta todo o país, ter uma quantia em reserva vem se tornando cada vez mais essencial.

Dicas para investir seu 13º salário

A primeira coisa antes mesmo de gasta o valor é organizar suas finanças. Tenha em mãos uma planilha com as despesas pendentes. Isso te ajudará a entender como fazer o repasse de recursos.

Priorize, obviamente, as contas em aberto que não caberão no seu orçamento mensal. Porém, cuidado para não inflar seus gastos tendo em vista o valor a mais. No que diz respeito a cartões de crédito ou empréstimos, fique atento e antecipe o que for possível para não gerar juros.

Todavia, mantenha ainda as despesas tradicionais do mês, para que você consiga ainda resguardar um valor de seu 13º salário. Evite compras que nesse momento não apresentam caráter de urgência, não faça novas dívidas utilizando o benefício como solução para quita-las.

Lembre-se: o momento é de poupar. Por fim, selecione uma conta reserva para deixar a quantia restante. Haverá ainda a concessão dos demais 50% do abono natalino, o que significa ter uma poupança ainda maior.

Separe o valor para custos emergenciais, relacionados a uma questão de saúde inesperada, ou qualquer outra despesa que venha a surgir e não esteja em seu planejamento.

Calendário do 13° salário do INSS

Benefícios de até um salário mínimo

Final do nº do benefício 1ª parcela (competência maio) 2ª parcela (competência junho)
1 25/mai 24/jun
2 26/mai 25/jun
3 27/mai 28/jun
4 28/mai 29/jun
5 31/mai 30/jun
6 01/jun 01/jul
7 02/jun 02/jul
8 04/jun 05/jul
9 07/jun 06/jul
0 08/jun 07/jul

Benefícios acima de um salário mínimo

Final do nº do benefício 1ª parcela (competência maio) 2ª parcela (competência junho)
1 e 6 01/jun 01/jul
2 e 7 02/jun 02/jul
3 e 8 04/jun 05/jul
4 e 9 07/jun 06/jul
5 e 0 08/jun 07/jul

 

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.