Atualmente, o município de São Paulo está vacinando as pessoas a partir dos 30 anos que possuem comorbidades ou deficiência permanente (beneficiárias do BPC). No estado, os aeroportuários e os aeronautas estão recebendo a vacina da COVID.
Nesta segunda-feira (7), o município começará a aplicar a vacina da COVID nas mulheres grávidas sem comorbidades acima de 18 anos. É importante lembrar que antes só eram vacinadas as gestantes com comorbidades definidas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Veja abaixo a lista:
- Anemia falciforme;
- Arritmias cardíacas: fibrilação e flutter atriais; e outras;
- Cardiopatias congênita no adulto: crises hipoxêmicas, insuficiência cardíaca, arritmias e comprometimento miocárdico;
- Cirrose hepática;
- Cor-pulmonale;
- Diabetes mellitus;
- Dispositivos cardíacos implantados: marca-passos, cardio desfibriladores, ressincronizadores, assistência circulatória de média e longa permanência;
- Doença cerebrovascular: acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório ou demência vascular;
- Doença renal crônica;
- Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas: aneurismas, dissecções, hematomas da aorta e demais grandes vasos;
- Hipertensão Arterial;
- Hipertensão pulmonar;
- Insuficiência cardíaca;
- Miocardiopatias;
- Obesidade mórbida;
- Pericardiopatias;
- Pneumopatias crônicas graves: doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave;
- Próteses valvares: biológicas ou mecânicas;
- Síndrome de Down;
- Síndromes coronarianas: Angina Pectoris estável, cardiopatia isquêmica, pós Infarto Agudo do Miocárdio, entre outras;
- Valvopatias: estenose ou insuficiência aórtica, estenose ou insuficiência mitral, estenose ou insuficiência pulmonar, estenose ou insuficiência tricúspide, e outras.
Porém, a vacinação tinha sido suspensa após complicações com o uso da Astrazeneca. Mas, na próxima segunda (7), as gestantes e puérperas, com e sem comorbidades, irão receber a vacina. Serão usadas as vacinas da CoronaVac e Pfizer.
O anúncio do novo grupo foi feito hoje (4) pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB). O prefeito informou que para receber o imunizante é necessário que a gestante apresente um atestado médico aprovando a aplicação da vacina da COVID.
A aplicação da vacina da COVID da Astrazeneca tinha sido suspensa após suspeita de complicações nas gestantes. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a estimativa é que 100 mil gestantes sejam imunizadas nessa nova fase.
Até o momento, a capital já aplicou a primeira dose em 5 milhões de paulistas. Porém, desse quantitativo, 150 mil não retornaram para receber a segunda dose do imunizante.
Calendário de vacinação da Covid-19 no estado de SP
Professores de 44 a 46 anos serão imunizados na próxima semana em todo estado. Além deles, o governo divulgou um calendário que prevê vacinar todos os paulistas maiores de 18 anos até outubro.
- 55 a 59 anos de idade: 1º a 20 de julho;
- 50 a 54 anos de idade: 2 a 16 de agosto;
- 45 a 49 anos de idade: 17 a 31 de agosto;
- 40 a 44 ano de idade: 1º a 10 de setembro;
- 35 a 39 anos de idade: 11 a 20 de setembro;
- 30 a 34 anos de idade: 21 a 30 de setembro;
- 25 a 29 anos de idade: 1º a 10 de outubro;
- 18 a 24 anos de idade: 11 a 31 de outubro.