Calendário de vacinação de pessoas com mais de 18 anos em SP e no RJ

Pontos-chave
  • 10,74% da população brasileira já recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19;
  • São Paulo prevê que adultos a partir de 18 anos sejam imunizados até o fim de outubro;
  • Rio de Janeiro divulga novo calendário unificado de vacinação.

O calendário de vacinação contra a Covid-19 no Brasil já atingiu 47.718.537 de brasileiros com a primeira dose do imunizante. Este número equivale a 22,53% da população, segundo dados apresentados por um consórcio de veículos de imprensa divulgado às 20h da última quinta-feira, 3.

Calendário de vacinação de pessoas com mais de 18 anos em SP e no RJ
Calendário de vacinação de pessoas com mais de 18 anos em SP e no RJ. (Imagem: Reprodução/Rede D’or)

Enquanto isso, 22.739.521 pessoas já completaram o esquema vacinal com as duas doses do imunizante. Ou seja, 10,74% da população brasileira. As informações foram levantadas através de uma parceria entre o G1, O Globo, EXTRA, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL. 

No total, 70.458.058 doses da vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas desde o início da campanha de vacinação em território brasileiro. Na última semana, o Ministério da Saúde anunciou a decisão de ampliar a imunização para adultos sem comorbidades com idade entre 18 a 59 anos. 

Desde então, os Governos Estaduais e Municipais passaram a remanejar os calendários de vacinação locais de acordo com as necessidades específicas de cada localidade.

Ressaltando que esta autonomia foi concedida desde o princípio da imunização. Veja a seguir detalhes do calendário de São Paulo e Rio de Janeiro. 

São Paulo 

Na última quarta-feira, 2, o Governo do Estado de São Paulo divulgou um novo calendário de vacinação contra a Covid-19. A próxima etapa incluirá adultos com mais de 18 anos, os quais devem ser imunizados até o dia 31 de outubro se não houver impasses da chegada de novos lotes contendo doses da vacina. 

Na oportunidade, a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula, informou que o novo calendário de vacinação foi elaborado levando em consideração as previsões de entrega de novas remessas do imunizante pelo Ministério da Saúde. Essa previsão consta no portal oficial da pasta. 

“O site [do Ministério da Saúde] tem uma projeção de vacinas. E ele, a cada momento, renova essa projeção, ou incluindo ou retirando vacinas. (…) Olhando para o que está no site do ministério, fizemos até um redutor, trabalhamos com uma redução baseada nos meses que o ministério tem reduzido o quantitativo de vacinas”, afirmou a coordenadora. 

A previsão geral, já contando com a carência de possíveis atrasos, é para que toda a população paulista adulta tome as duas doses da Coronavac até o final do mês de novembro. Por outro lado, a estimativa relacionada às vacinas da Pfizer e AstraZeneca é para até janeiro de 2022. 

Calendário de vacinação no Governo de São Paulo

  • 55 a 59 anos de idade: 1º a 20 de julho;
  • 50 a 54 anos de idade: 2 a 16 de agosto;
  • 45 a 49 anos de idade: 17 a 31 de agosto;
  • 40 a 44 ano de idade: 1º a 10 de setembro;
  • 35 a 39 anos de idade: 11 a 20 de setembro;
  • 30 a 34 anos de idade: 21 a 30 de setembro;
  • 25 a 29 anos de idade: 1º a 10 de outubro;
  • 18 a 24 anos de idade: 11 a 31 de outubro.

É preciso mencionar que a previsão de concluir a vacinação de adultos com idade a partir de 18 anos no Estado de São Paulo, foi garantida pelo próprio governador, João Doria. No entanto, há poucos dias ele deu uma nova data para a conclusão do calendário de vacinação, até o mês de dezembro. 

Independentemente das datas, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, se posicionou contra o parecer do governador. Ele acredita que as datas mencionadas fazem parte de uma previsão muito otimista. 

“Possivelmente, nós vamos conseguir terminar a vacinação de 50 a 60 milhões, que é o que está previsto aí nessa fase inicial do PNI, na minha previsão, no final de setembro a início de outubro”. “Antes disso, não teremos essa possibilidade”, afirmou o diretor do instituto.

Rio de Janeiro 

Recentemente, o Governo do Rio de Janeiro divulgou um calendário unificado de vacinação contra a Covid-19, o qual deve ser acatado por todos os municípios cariocas. O cronograma atualizado visa dar prioridade à imunização de adultos por faixa etária, sem a necessidade de se enquadrar em nenhum critério. 

A medida também está em conformidade com a última deliberação do Ministério da Saúde, que autorizou a ampliação da campanha de vacinação ao incluir adultos com idade entre 18 e 59 anos.

Enquanto isso, o Estado prevê que as prefeituras cariocas concluam o esquema vacinal em pessoas com comorbidades, deficiências permanentes, grávidas e puérperas com comorbidades até o fim de junho. 

Esta fase da vacinação também irá contemplar pessoas em situação de rua, funcionários do Sistema Penal, pessoas privadas de liberdade, profissionais da educação, forças de segurança e salvamento das Forças Armadas.

Nesta quarta-feira, 2, a Prefeitura do Rio de Janeiro ainda anunciou que a vacinação dos profissionais da educação deve ser concluída até o dia 16 de julho. 

Calendário de vacinação de pessoas com mais de 18 anos em SP e no RJ
Calendário de vacinação de pessoas com mais de 18 anos em SP e no RJ. (Imagem: Reprodução/Exame)

O calendário unificado de vacinação contra a Covid-19 prevê que a imunização siga nesta sequência:

  • 45 a 54 anos de idade durante o mês de julho; 
  • 35 a 44 anos em agosto; 
  • 25 a 34 anos em setembro;
  • 18 a 24 anos em outubro. 

Vale mencionar que em cada um dos períodos mencionados a vacinação acontecerá em ordem decrescente, priorizando os mais velhos até chegar aos mais novos. Além do mais, homens e mulheres serão vacinados separadamente em dias alternados.

A meta da capital carioca é vacinar 90% da população com idade igual ou superior a 18 anos até o dia 23 de outubro. Este percentual corresponde a 4,7 milhões de cariocas, ou até mesmo 75% da população total.

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 em todo o Brasil, o município do Rio de Janeiro já conseguiu imunizar mais de 2,1 milhões de pessoas desde o mês de janeiro. 

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.