Desde março deste ano, milhões de contribuintes enviaram a declaração do Imposto de Renda 2021. Mesmo após a entrega do documento, o contribuinte deve estar atento se as informações foram enviadas corretamente. Entenda como consultar status da declaração do IRPF depois do envio.
Durante o período de processamento, a Receita Federal pode identificar erros ou inconsistências nas informações inseridas na declaração do Imposto de Renda 2021. Por conta disso, após o envio do documento é importante verificar o status da declaração.
Mesmo que algum problema seja identificado, ainda será possível corrigi-lo, por meio de uma retificação da declaração. Ainda há a possibilidade de que o contribuinte tenha que pagar algum imposto ao governo. Neste caso, o cidadão também deverá quitar essa pendência.
Como consultar status da declaração do IRPF depois do envio
Para acompanhar o status da declaração do IR 2021, basta acessar o Portal e-CAC, segundo informado pelo Uol. O contribuinte deverá informar o CPF, código de acesso e senha.
Se a pessoa não tiver código de acesso, o site permite gerar um ao clicar na opção “Primeiro Acesso”. Neste caso, será preciso ter os números dos recibos de entrega da declaração dos últimos anos. A pessoa deverá informar os 10 primeiros dígitos do recibo.
O acesso ao Portal e-CAC também poderá ser feito por meio do cadastro do sistema unificado de sites do governo federal (gov.br). Após entrar no e-CAC, será necessário acessar o menu “Meu Imposto de Renda”.
Na janela seguinte, no menu “Processamento”, será preciso clicar em “Extrato de Processamento”. Para o Imposto de Renda deste ano, basta clicar em “2021”. Com isso, o sistema mostrará se a declaração está “em processamento”, “na fila de restituição”, “processada” ou “com pendências”.
Caso a declaração esteja “em processamento”, é importante verificar em outro momento — para descobrir a se não há pendências. Se a declaração estiver “na fila de restituição”, o contribuinte receberá os valores, mas o site não indica quando o procedimento acontecerá.
Neste caso, será necessário realizar uma consulta no site da Receita Federal poucos dias antes do pagamento de cada lote, segundo o Uol.
Se a pessoa tiver imposto a pagar e a declaração está correta, o sistema indicará a mensagem de que ela foi “processada”. Por fim, se o sistema informar que a declaração está “com pendências”, será necessário verificar no próprio sistema quais são os problemas, de forma a corrigi-lo o quanto antes.