Saiba consultar status da sua declaração do IRPF depois do envio

Desde março deste ano, milhões de contribuintes enviaram a declaração do Imposto de Renda 2021. Mesmo após a entrega do documento, o contribuinte deve estar atento se as informações foram enviadas corretamente. Entenda como consultar status da declaração do IRPF depois do envio.

Saiba consultar status da sua declaração do IRPF depois do envio
Saiba consultar status da sua declaração do IRPF depois do envio (Imagem: Montagem/FDR)

Durante o período de processamento, a Receita Federal pode identificar erros ou inconsistências nas informações inseridas na declaração do Imposto de Renda 2021. Por conta disso, após o envio do documento é importante verificar o status da declaração.

Mesmo que algum problema seja identificado, ainda será possível corrigi-lo, por meio de uma retificação da declaração. Ainda há a possibilidade de que o contribuinte tenha que pagar algum imposto ao governo. Neste caso, o cidadão também deverá quitar essa pendência.

Como consultar status da declaração do IRPF depois do envio

Para acompanhar o status da declaração do IR 2021, basta acessar o Portal e-CAC, segundo informado pelo Uol. O contribuinte deverá informar o CPF, código de acesso e senha.

Se a pessoa não tiver código de acesso, o site permite gerar um ao clicar na opção “Primeiro Acesso”. Neste caso, será preciso ter os números dos recibos de entrega da declaração dos últimos anos. A pessoa deverá informar os 10 primeiros dígitos do recibo.

O acesso ao Portal e-CAC também poderá ser feito por meio do cadastro do sistema unificado de sites do governo federal (gov.br). Após entrar no e-CAC, será necessário acessar o menu “Meu Imposto de Renda”.

Na janela seguinte, no menu “Processamento”, será preciso clicar em “Extrato de Processamento”. Para o Imposto de Renda deste ano, basta clicar em “2021”. Com isso, o sistema mostrará se a declaração está “em processamento”, “na fila de restituição”, “processada” ou “com pendências”.

Caso a declaração esteja “em processamento”, é importante verificar em outro momento — para descobrir a se não há pendências. Se a declaração estiver “na fila de restituição”, o contribuinte receberá os valores, mas o site não indica quando o procedimento acontecerá.

Neste caso, será necessário realizar uma consulta no site da Receita Federal poucos dias antes do pagamento de cada lote, segundo o Uol.

Se a pessoa tiver imposto a pagar e a declaração está correta, o sistema indicará a mensagem de que ela foi “processada”. Por fim, se o sistema informar que a declaração está “com pendências”, será necessário verificar no próprio sistema quais são os problemas, de forma a corrigi-lo o quanto antes.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.