Em qual conta a Receita vai transferir o valor da restituição do IR 2021?

Apesar do prazo para entregar a declaração de Imposto de Renda ainda não ter acabado. A Receita Federal vai começar a pagar a restituição para aqueles que tem direito, justamente no dia final para envio do documento. 

Em qual conta a Receita vai transferir o valor da restituição do IR 2021?
Em qual conta a Receita vai transferir o valor da restituição do IR 2021? (Foto: Montagem / FDR)

Como funciona a restituição do IRPF

A restituição é o valor que muitas pessoas podem receber após fazer a sua declaração do Imposto de Renda.

Para saber se terá direito ao valor, ao enviar o documento o sistema da Receita envia o alerta de que “há valor a ser restituído”. A partir daí, o contribuinte já sabe que será incluso em um dos lotes. 

Serão cinco lotes de restituição do IRPF que serão pagos mensalmente nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro. As datas serão as seguintes:

  • 1.º lote: 31 de maio de 2021
  • 2.º lote: em 30 de junho de 2021
  • 3.º lote: em 30 de julho de 2021
  • 4.º lote: em 31 de agosto de 2021
  • 5.º lote: em 30 de setembro de 2021

Onde vou receber o valor da restituição 

O dinheiro será depositada na conta que o beneficiário indicar para a Receita para que seja depositado a quantia. Ele pode fazer a sua escolha, além de bancos tradicionais também são aceitas fintechs. 

Como saber meu lote de restituição?

Não há como saber qual lote você será restituído, mas vale lembrar que quanto mais cedo entregar a sua declaração o contribuinte vai receber mais cedo a sua restituição.

O primeiro lote leva em consideração os grupos prioritários como pessoas idosas ou com algum tipo de deficiência, doença ou condição séria.

Após isso, a ordem de entrega da declaração entra como critério para receber a restituição. Por isso, é importante fazer a sua declaração o quanto antes, assim sua restituição será paga o mais rápido.

Consulta a restituição do Imposto de Renda 

A consulta só pode ser feita depois uma semana antes do pagamento no site da Receita. A consulta só é aberta pela Receita Federal uma semana antes do pagamento do lote em questão.

Logo, para o primeiro lote que acontece dia 31 de maio, o portal disponibilizou a consulta desde o dia 24. Basta informar CPF e data de nascimento para fazer a verificação. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!