Isenção do Enem 2021 pode ser solicitada até essa sexta-feira (28); veja como pedir

Desde o dia 17 os candidatos podiam solicitam a isenção do Enem 2021. Quem ainda não solicitou e tem direito tem até essa sexta-feira (28). O pedido deve ser feito na Página do Participante, no site do Inep.

Isenção do Enem 2021 pode ser solicitada até essa sexta-feira (28); veja como pedir (Imagem/Reprodução: Caio Rocha/Framephoto/Estadão Conteúdo)

Os participantes que não compareceram a última edição e desejam conseguir a isenção do Enem 2021 têm também até hoje para justificar o motivo da ausência. Quem não consegue isenção tem que pagar a taxa de inscrição de R$ 85.

O Exame Nacional do Ensino Médio ainda não possui data para acontecer, devido a atual situação de pandemia. É importante lembrar que a edição do ano passado aconteceu com meses de atraso.

O presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, afirmou em reunião com Conselho Nacional de Educação que as datas de aplicação das provas serão definidas ainda este mês. Há uma suposição de que seja realizada nos dias 16 e 24 de janeiro de 2022.

Requisitos para solicitar a isenção do Enem 2021

  • Estar cursando a última série do nível médio no ano de 2021 em escola da rede pública;
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública;
  • Ser bolsista integral em instituição privada;
  • Ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Ser membro de família com baixa renda inscrita no CadÚnico;
  • Possuir o Número de Identificação Social (NIS).

Os candidatos que tiverem o pedido negado poderão se inscrever normalmente, pagando a taxa de R$ 85. Porém, o Inep ainda não informou a data em que estará disponível as inscrições para esses candidatos.

O pedido de isenção do Enem 2021 está acontecendo antes da abertura dos cadastros. Dessa maneira, aqueles que conseguirem a isenção terão que realização a inscrição na data que ainda será indicada pelo Inep. Até o momento, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o seguinte cronograma:

  • Justificativa de ausência no Enem 2020 e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021: de 17 a 28 de maio de 2021;
  • Resultado da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021: dia 09 de junho de 2021;
  • Recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021: entre 14 e 18 de junho de 2021;
  • Resultado do recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021: dia 25 de junho de 2021.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Isenção do Enem 2021 pode ser solicitada até essa sexta-feira (28); veja como pedir

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves, formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi professora por 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, além de realizar consultoria de redação on-line.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA