Enem NÃO acontecerá em 2021! Presidente do Inep confirma suspensão

Prova do ENEM não será aplicada em 2021. A expectativa é de que ela aconteça no primeiro trimestre de 2022, como aconteceu com o ENEM de 2020, que só foi aplicado no ano seguinte.

Enem NÃO acontecerá em 2021! Presidente do Inep confirma suspensão
Enem NÃO acontecerá em 2021! Presidente do Inep confirma suspensão (Imagem/Reprodução: Guia do Estudante)

Os últimos dias têm sido bastante movimentados para os estudantes que se preparam para participarem do Exame Nacional do Ensino Médio.

Isso porque a solicitação de isenção e a justificativa de ausência começam na próxima semana.

Além disso, com a divulgação do planejamento anual no INEP percebeu-se que não havia planejamento de aplicação para esse ano.

ENEM 2021 em 2022?

Com o planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgado, ficou o questionamento se a aplicação do Exame aconteceria ainda esse ano, já que ela não constava como meta.

Agora, o presidente do INEP, Danilo Dupas Ribeiro, confirmou nesta quinta-feira, 13, para o jornalista Ancelmo Gois, do O Globo que realmente a prova não será aplicada em 2021.

Posteriormente o INEP divulgou um áudio em que afirma que a decisão pelo cronograma do ENEM 2021 ainda não foi tomada, assim ainda não é possível falar em adiamento, de acordo com o a pasta.

Confira abaixo trechos do áudio do presidente do INEP:

“O ENEM está em processo de planejamento (que envolve o orçamento). Não tinha como eu assinar algo sem ter esses alinhamentos prévios e neste mês vamos definir a data do ENEM. Como sabemos isso impacta logística”, afirmou Danilo Dupas Ribeiro.

Ribeiro ainda continuou: “Estamos engajados para que o exame ocorra esse ano, mas temos essas variáveis sensíveis que estamos alinhando junto ao MEC. E, em breve, vamos alinhar com vocês”.

O Exame Nacional do Ensino Médio deve ser aplicado no formato impresso, digital e para pessoas privadas de liberdade. Mas também era prevista a aplicação do Exame Seriado, nele o estudante faria as provas durante os 3 anos do ensino médio e apenas ao final teria sua nota atribuída.

No entanto, o Ministério da Educação já afirmou que não irá mais realizar essa modalidade do exame nesse ano.

Se realmente for adiada a aplicação, ela deve acontecer entre janeiro e fevereiro de 2022.

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.