Nesta terça-feira (18), retoma o pagamento da 4ª parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021. A data de vencimento do IPVA do Paraná varia de acordo com o número final da placa do veículo. O calendário desta parcela segue até a próxima segunda-feira (24).
O pagamento do IPVA 2021 do Paraná retomou em março deste ano, com o vencimento da terceira parcela. Por conta do agravamento da pandemia, a Secretaria da Fazenda havia anunciado a prorrogação dos vencimentos em um mês.
Dessa forma, as três parcelas restantes do tributo tiveram os prazos postergados em um mês. A 3ª parcela, que deveria ser paga em março, teve o prazo prorrogado para abril, e assim sucessivamente até a 5ª e última parcela, em junho.
Com esta medida, enquanto muitos estados já terminaram o calendário de vencimentos do IPVA 2021, os contribuintes paranaenses ganharam mais três meses para o pagamento.
Calendário de vencimento do IPVA do Paraná
- Final da placa — 4ª parcela — 5ª parcela
- Final de placa 1 e 2 — 18 de maio; 21 de junho
- Final de placa 3 e 4 — 19 de maio; 22 de junho
- Final de placa 5 e 6 — 20 de maio; 23 de junho
- Final de placa 7 e 8 — 21 de maio; 24 de junho
- Final de placa 9 e 0 — 24 de maio; 25 de junho
Como pagar o IPVA 2021
Os contribuintes do Paraná não recebem mais o boleto de pagamento do IPVA 2021, nem qualquer outro tipo de correspondência. Apesar disso, a guia pode ser emitida pela internet, por meio do site da Secretaria da Fazenda.
Para isso, será necessário informar o número do Renavam — presente no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).
Apenas com o número do Renavam, ainda é possível pagar o tributo diretamente nos caixas ou canais de atendimento dos seguintes bancos credenciados: Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi, Banco Rendimento e Bancoop.
Cabe ressaltar que o pagamento do IPVA é um requisito obrigatório para a emissão do certificado de licenciamento de veículo pelo Detran-PR.
Para este ano, o IPVA do Paraná passou a permitir o parcelamento em cinco vezes. O objetivo desta ampliação foi de auxiliar a população do estado em meio à pandemia de covid-19.